Museu de ciencia e tecnologia
Por: Maria Rios • 26/11/2017 • Relatório de pesquisa • 321 Palavras (2 Páginas) • 337 Visualizações
Relatório de Visita Técnica
Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia
O Museu de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, inaugurado em 17 de fevereiro de 1979, foi o primeiro museu da América Latina e tinha como objetivo abranger o conhecimento técnico-científico por meio de um acervo didático e tecnológico com espaços para aprendizagem e pesquisa.
O museu traz espaços como sala de ciências com algumas peças da Coleção de Biologia Humana do Prof. Adelmiro Brochado, Hall de Física onde contem equipamentos como o caleidoscópio, espaço Terra, que reúne painéis sobre as fases geológicas da superfície terrestre.
O espaço abriga equipamentos de pressão atmosférica, de força centrípeta, dos sistemas de esfera e anatômicos do corpo humano, que ajudam na compreensão de fenômenos físicos, químicos e tecnológicos para os seus visitantes, sendo um grande espaço de valor patrimonial, cultural, artístico e ambiental. Possuindo também um espaço exclusivo e permanente da Agência Espacial Brasileira (AEB), que apresenta em painéis o Programa Espacial Brasileiro e a Missão Centenário - do 14 Bis a Marcos César Pontes. Além dos painéis, algumas maquetes de foguetes brasileiros ficam em exposição, junto aos objetos comemorativos da Missão Centenário.
Problemas encontrados no Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia
Devido aos projetos de reforma e as transferências de posse do museu que hoje pertence a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o espaço está fechado para visitações escolares desde 2010. O que acarretou na perda do seu objetivo inicial, que é disseminar o conhecimento cientifico e tecnológico através de seu acervo. Desta forma, dezenas de equipamentos encontram-se amontoados no saguão do MC&T.
Sendo este um local inapropriado para o deposito dos equipamentos, pela falta de proteção que o ambiente promove para conservar a qualidade dos materiais, muitos deles estão ficando degradados e perdendo o seu valor histórico.
Foi possivel observar no museu uma grande quantidade de mofo nas paredes internas causado principalmente, por problemas de infiltração. Sendo uma boa parte na área do auditório.
...