O Design de Interiores Nota 8,5
Por: sepololecram • 15/9/2024 • Trabalho acadêmico • 2.448 Palavras (10 Páginas) • 41 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES
MARCELO DA ROCHA LOPES - RA 2417463
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
MN ARQUITETURA E INTERIORES LTDA
SÃO PAULO - SP
________________
MARCELO DA ROCHA LOPES
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
MN ARQUITETURA E INTERIORES LTDA
Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM II, apresentado como pré-requisito para aprovação no primeiro bimestre do curso de Tecnólogo em Design de Interiores pela Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Prof. Patricia Scarabelli
SÃO PAULO - SP
2024
RESUMO
O Projeto Integrado Multidisciplinar PIM II do curso superior de Design de Interiores proporciona uma análise da correlação entre as disciplinas estudadas no segundo bimestre do curso, que são Tópicos de Design de Interiores, Linguagem Visual e Desenvolvimento Sustentável, e a prática aplicada na empresa. Assim sendo, o projeto aborda um levantamento informacional na empresa MN arquitetura e Interiores Ltda, que atua no ramo de projetos de Arquitetura e Design de Interiores, relacionando as várias etapas e metodologias empregadas durante o desenvolvimento de um projeto, desde o primeiro contato com os futuros clientes até efetivamente a execução do mesmo, seus métodos de criação e execução.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 TÓPICOS DE DESIGN DE INTERIORES 7
3 LINGUAGEM VISUAL 10
4 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 12
5 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
Esse Projeto Multidisciplinar Integrado - PIM II visa desenvolver as habilidades dos alunos através dos conhecimentos adquiridos com base no ensino teórico das disciplinas estudadas durante o segundo semestre do curso de Design de Interiores, envolvendo Tópicos de Design de Interiores, Linguagem Visual e Desenvolvimento Sustentável.
O projeto será desenvolvido fundamentado através de uma pesquisa de campo realizada junto a empresa, para coleta de dados e informações, bem como através de consultas a referências bibliográficas já existentes para embasamento e associação sobre os conteúdos apresentados.
Abordaremos como na prática um profissional da área de design de Interiores, à partir de um estudo minucioso das necessidades de seus clientes e das condições do ambiente, desenvolve um projeto capaz de atender todas as suas expectativas, não só com soluções estéticas e decorativas, mas também práticas e funcionais, transformando e adequando os espaços para que ofereçam uma experiência única, combinando conforto, requinte, sofisticação com um máximo aproveitamento e otimização dos espaços, melhorando consideravelmente sua qualidade de vida.
2 TÓPICOS DE DESIGN DE INTERIORES
“Para o homem, o mundo visual envolve a percepção, a reflexão visual, a ação do ver e a realidade que representa o seu modo de viver. No processo de projetar, o desenho é a ferramenta desde o conceito até o projeto final com a representação de imagens, figuras e desenhos. O desenho é a representação do que vemos ou imaginamos acompanhado pelo conhecimento e a compreensão do ver, imaginar e representar.” (CHING; JUROSZEK, 2001).
Sempre que nos referimos à Design de Interiores, somos imediatamente remetidos a pensar nos ambientes que nos cercam, sejam eles residenciais ou comerciais, em um universo paralelo ao da arquitetura, não menos complexo e de certa forma complementar a ela.
Assim, numa evolução técnica e sofisticada da decoração, partindo da necessidade de espaços cada vez mais otimizados e personalizados, visando não só a qualidade estética, mas também o conforto e a praticidade desses espaços, surge o Design de Interiores, profissional com capacidade técnica para propor alterações de Layout, sugerir materiais com os mais diversos tipos de acabamento, projetar móveis, criar projetos de iluminação, tudo isso aliado
...