O Estudo das Curvas
Por: Lais Andrade • 25/4/2023 • Trabalho acadêmico • 2.824 Palavras (12 Páginas) • 83 Visualizações
OCORRÊNCIA E APLICAÇÕES NA ARQUITETURA
Além de estarem presentes na natureza, essas superfícies também podem ser encontradas em projetos arquitetônicos, utilizando técnicas construtivas diversas e potencializando projetos.
1- ELIPSÓIDES:
Domo de Gelo Bolshoy
2012, Rússia/Sochi
Projeto - SIC Mostovik
A Arena de Gelo Bolshoy foi construída para as Olimpíadas de inverno em Sochi, Rússia.
Imagem 3.1 - Fachada, Domo de Gelo Bolshoy.
Imagem 3.2 - Corte, Domo de Gelo Bolshoy.
Materiais utilizados e suas formas de materialização:
O projeto de sua fachada foi bastante influenciado pela localização do edifício, a apenas 300 metros da costa do Mar Negro. A curva envidraçada em forma de onda possui dois extremos que se voltam para o parque Olímpico e as montanhas do Cáucaso de um lado, e para o Mar Negro do outro lado. Esta fachada permite que os visitantes desfrutem das belíssimas vistas e torna visível o interior do edifício a partir do lado de fora, convidando as pessoas a entrar. Painéis de alumínio perolado revestem a superfície do edifício, refletindo o entorno e as mudanças da luz do dia. A forma lembra, à primeira vista, um ovo Fabergé. Nos croquis do início do projeto, sua forma e mesmo os padrões de seu exterior lembravam os preciosos presentes de Páscoa da família imperial russa. Aprovados pelo comitê Olímpico, estes desenhos se tornaram o ponto de partida do projeto. A temática foi reinterpretada através de uma geometria elipsóide clara e de um sistema de iluminação externa com LEDs que podem colorir o edifício com os padrões de um ovo Fabergé, ou qualquer outro padrão, ou simplesmente deixá-lo branco.
Como qualquer arena, a Arena de Gelo Bolshoy centraliza seu espetáculo. O projeto interno segue o movimento centrípeto do exterior; quanto mais próximo do "palco" de apresentações, mais denso, texturizado e colorido o domo se torna. O hall arejado é naturalmente decorado pelas sombras e marcações em seu piso brilhante e divisórias de vidro de suas galerias; seu desenho incorpora transparências e reflexos, tons de branco e superfícies curvas. No auditório principal, os 12 mil assentos são coloridos com tons de vermelho escuro e cinza claro. A área total da superfície deste enorme domo é 31.745 m², com um vão máximo de 193 m e mínimo de 142 m e 40 metros de altura. A área total da obra é de 96.115m².
Sistemas construtivas e estruturais:
Em relação ao sistema construtivo com estrutura metálica em associação ao concreto, pode-se constatar que o emprego do aço permite construir com segurança, rapidez e precisão de controle nos custos, e atualmente constata-se que a estrutura metálica vem conquistando cada vez maior espaço na construção civil.
O aço é mais resistente às tensões (tração, compressão, flexão, etc.) e também muito mais rijo ou menos deformável do que qualquer outro material estrutural comumente conhe- cido e empregado na construção civil, como por exemplo a madeira, o concreto armado ou ainda os tijolos de concreto ou cerâmicos comuns. Um elemento estrutural ou sistema suportará mais cargas e consequentemente maiores esforços se executado em aço, do que qualquer outro nas mesmas dimensões, se executado em um dos materiais acima citados. Elementos de aço com seções transversais com áreas pequenas, se comparadas às dimensões de seus comprimentos, têm a capacidade de suportar grandes esforços.
Sendo o aço um material de grande resistência, consegue-se projetos estruturais mais leves e esbeltos com efetiva redução de cargas. Os elementos estruturais chegando à obra nas dimensões exatas de projeto, e bem alinhados, permitem além da rapidez na montagem, uma condição de nível, prumo e esquadros perfeitos, evitando desperdícios de correções em revestimentos.
Evolução histórica:
As arenas mais antigas de Gelo de Hockey são tradicionalmente retangulares, com o tempo e com a modernização das técnicas construtivas, vê-se que essas arenas começaram a tomar outras formas, assumindo formas em elipsóide e circulares, o Domo de Gelo Bolshoy é um exemplo dessas arenas de Hockey que receberam em sua concepção a forma de elipsóide.
Imagem 3.3 - Fotografia do acesso principal, Domo de Gelo Bolshoy.
Imagem 3.4 - Fotografia exterior no anoitecer, Leds juntos as placas de aço, Domo de Gelo Bolshoy.
Imagem 3.5 - Fotografia interior, estrutura interna e de vedação, Domo de Gelo Bolshoy.
Grande Teatro Nacional de Pequim
Inaugurado em 2007. Pequim/China.
Arquiteto: Paul Andreu
Também chamado de Centro Nacional de Artes Cênicas, ou até de The Giant Egg, foi construído com a finalidade de ser uma casa de ópera e foi idealizada pelo arquiteto como a ser uma estrutura para contrastar com as construções antigas ao seu redor.
Materiais utilizados e suas formas de materialização:
A estrutura é composta por vidro, titânio e a área da casa da ópera possui um revestimento com placas de metal. Foi erguido na forma de uma elipse que está sendo seccionada pelo lago artificial, mas por conta do reflexo na água, aparenta ser uma estrutura elipsóide completa.. Com sua estrutura sendo feita de metal e painéis de vidro por toda a superfície, o que garante a transparência da edificação.
Sistemas construtivos e estruturais:
O edifício possui uma área total de 149500 m², a cúpula tem uma amplitude de 213 metros, 100 metros de largura e 46 metros de altura, dividido em duas partes. Tem uma entrada subterrânea que fica a 60 metros da costa, deixando o exterior da obra intacto. O design cria a ilusão que, quando o espectador desce o túnel sob a água, “se livra de todas as suas preocupações e mergulha no mundo do belo”.
As áreas internas abertas ao público em geral tomam a forma de um espaço urbano com diferentes espaços: ruas, praças, áreas comerciais,
...