O Panteão de Paris
Por: Queisi Castro • 6/6/2017 • Seminário • 563 Palavras (3 Páginas) • 386 Visualizações
O neoclassicismo foi um movimento que aconteceu durante o século 18 até meados do século 19. Ele baseou-se nos ideais iluministas e num renovado interesse pela antiguidade clássica, surgiu em resposta ao Rococó e Barroco que era visto como acima do topo e superficial. Os artistas buscaram substituir os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó por um estilo que fosse guiado pela lógica, solenidade, e de caráter moralizante.
Arquitetonicamente, mais do que o uso das caraterísticas clássicas, o neoclassicismo esteve ligado a eventos políticos. Os filósofos iluministas desejavam reformar as sociedades e exercer uma intervenção cultural, social e política. A burguesia e a classe operária se uniram para combater os excessos do clero e da monarquia que estavam no poder.
O panteão está situado no monte Genoveva em Paris. A idéia de sua construção surgiu em 1744, quando Luis XV, após uma grave doença, fez o voto de criar uma igreja em homenagem à padroeira de Paris, a Santa Genoveva, caso ele sobrevivesse.
Sua construção foi realizada entre 1764 e 1790, iniciada por Jacques-Germani Soufflot e finalizada por Jean Baptiste Rondelet, quando então, foi transformada em Panteão Nacional, servindo de necrópole para as mais grandiosas individualidades da França. Nesse sentido, o edifício foi modificado, contendo então no frontão a inscrição: “Aux grands hommes, la patrie reconnaissante.”, que quer dizer “ Aos grandes homens, a pátria reconhecida”, dando a edificação a vocação para aconteciemntos históricos marcantes a França.
A igreja possui 110 metros de comprimentos e 84 metros de largura. A planta assenta numa cruz grega, em que as suas quatro pontas terminando com uma fachada, ela é coroada por uma cúpula de 83 metros de altura, com um lanternim no topo. A estrutura do edifício tenta reproduzir a magnitude das construções gregas.
Além da arquitetura grega, Soufflot buscou outras referências para este projeto: o Panteão romano para o erguimento do pórtico, que está na fachada principal, decorada com 22 colunas de estilo coríntio que apoiam um frontão triangular de autoria de David d'Angers e a Catedral inglesa de São Paulo e o Dôme des Invalides para a elaboração da cúpula.
. A maneira como reproduziu os detalhes clássicos em um novo contexto é o que caracterizou a construção como neoclássica, costume muito comum aos arquitetos da época.
Piso principal
- 1- A infância de Santa Genoveva : Os enormes painéis de pintura nas paredes do Panteão narram a infância da Santa Genoveva.
2 – O pêndulo de Foucault: O pêndulo é a prova material do movimento da terra. A esfera mede 20 cm, pesa 28kg, possui um banho de ouro 24 quilates e está suspenso por um fio de 67 metros. Um pêndulo de Foucault (pronunciado "fu-cô"), assim chamado em referência ao físico francês Jean Bernard Léon Foucault, é uma experiência concebida para demonstrar a rotação da Terra em relação a um referencia. Um grande relógio que vai girando durante 24 horas do dia, mostra o movimento completo de rotação da Terra.
...