TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Planta de Situação?

Por:   •  31/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Planta de Situação?

A planta de situação é uma representação gráfica que faz parte do Projeto Arquitetônico, sendo um desenho técnico utilizado para aprovação, execução ou estudo de um empreendimento.

A planta também é utilizada para regularização do imóvel e usucapião, juntamente com o memorial descritivo.

Planta de Situação para Usucapião

Planta de Situação para Usucapião

A planta de situação deve caracterizar a posição do lote, relativamente ao quarteirão, indicando a distância a uma esquina, detalhando a conformação do terreno e sua orientação magnética.

O que é Planta de Localização?

A planta de localização é uma representação gráfica que faz parte do Projeto Arquitetônico, sendo um desenho técnico utilizado para aprovação, execução ou estudo de um empreendimento.

A planta de localização deve registrar a posição de edificação relativamente às linhas de divisa do lote e outras condições nele existentes, posição do meio fio e entradas de veículos a serem executadas.

Apesar da planta de localização não ser uma planta “oficial”, assim como outras descritas na ABNT NBR 6492, ela acabou sendo criada para facilitar o processo de aprovação de alguns serviços, como podemos ver no Código de Edificações de Rio Grande – RS.

Planta de Situação e Lozalização

Apesar de serem dois elementos distintos, é comum que a planta de situação e a planta de localização sejam elaboradas em um mesmo documento, visto que a quantidade de elementos presentes em cada uma delas é pequena, se comparadas às demais plantas, como a planta baixa, planta de cobertura e planta de fôrmas.

A escala usual varia de acordo com o projeto e exigência dos órgãos legal.

Elementos Gráficos da Planta de Situação e Localização

Curvas de Nível Existentes e Projetadas

Vias de Acesso

Áreas a serem Edificadas

Contorno da Cobertura das Edificações

Denominação das Edificações

Áreas não Edificáveis

As áreas não edificáveis podem ser consideradas assim por motivos técnicos, como a presença de elementos naturais que não possam ser retirados, ou por questões legais, como os afastamentos necessários e limitações pela volumetria. Para saber mais detalhes veja o artigo: Terrenos – Guia Completo

Contorno do Terreno

Vegetação Pesada

Desenhos de Referência

A espessura da linha indica a proximidade do elemento ao observador. Como as linhas de cumeeira estão mais próximas, apresentam uma espessura maior que a do contorno do beiral. Se existir algum elemento importante sob a cobertura, este pode ser representado por linhas tracejadas.

Elementos Textuais da Planta de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com