O Urbanismo A cidade Industrial é Urbana
Por: Carol Thomé • 29/2/2016 • Relatório de pesquisa • 298 Palavras (2 Páginas) • 495 Visualizações
O Urbanismo
A cidade Industrial é urbana. A cidade é o seu horizonte. Ela produz metrópoles, conturbações, cidades industriais, grandes conjuntos habitacionais. No entanto, fracassa na ordenação desses locais. A cidade industrial tem especialistas em planejamento urbano que aparecem contestanto e questionando a organização das cidades. A palavra ‘urbanismo’ é recente, segundo G Berdet, em 1910.
O urbanismo não questiona a necessidade das soluções que preconiza, segundo as palavras de seu representante Le Corbusier, ele reinvidica o ponto de vista verdadeiro. O Urbanismo quer resolver o problema(o planejamento da cidade maquinista) que foi colocado bem antes da sua criação, a partir das primeiras décadas do século XIX, quando a sociedade industrial começava a tomar consciência de si a questionar suas realizações.
O Pré-Urbanismo
Para situar as condições na quais se colocam, no século XIX, os problemas de planajemento urbanos, devemos considerar alguns fatos.
A revolução industrial é quase imediatamente seguida por um impressionante crescimento demográfico das cidades, por uma drenagem dos campos em benefício de um desenvolvimento urbano sem precedentes. A Grã-Bretanha é o primeiro em 1830. O número das cidades inglesas com mais de cem mil habitantes passou de duas para trinta, entre 1800 e 1895.
Os quadros de cidades medievais ou barrocas, são rompidas por uma nova ordem. Neste sentido Haussman,, no desejo de adaptar Paris, fez uma obra realista. Pode-se definir como uma nova ordem, a racionalização das vias de comunicação, com abertura de grandes artérias e a criação de estações, os quarteirões de negócios no centro, as residências nas periferias, mas nessa época são criados novos órgãos que, por seu gigantismo mudam o aspecto da cidade: grandes lojas, grandes hotéis, e a suburbanização
...