TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ESTERIOTIPOS LIGADOS A ARQUITETURA E URBANISMO

Por:   •  21/11/2022  •  Artigo  •  3.094 Palavras (13 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 13

DESAFIO PROFISSIONAL

1Isabela Lopes Rodrigues, 2Marina Troyner Scoss,3Luiza Rocha Schulte,4Karen Sabrina Ferreira

1Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Campus Ponta Grossa/PR, Universidade – UNICESUMAR. isa.lopes24@outlook.com

2Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Campus Ponta Grossa/PR, Universidade – UNICESUMAR marinatscoss@gmail.com

3Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Campus Ponta Grossa/PR, Universidade – UNICESUMAR schulte.luiza@gmail.com

4Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Campus Ponta Grossa/PR, Universidade – UNICESUMAR karensabrina409@gmail.com

RESUMO

🡪

PALAVRAS-CHAVE: arquiteto; atribuições; estereótipo; importância

  1. INTRODUÇÃO

É possível identificar a importância do arquiteto e urbanista visando que estamos a todo momento cercados de direta influência do trabalho dessa profissão. Os ambientes em que nos situamos diariamente nos afetam física e psicologicamente, assim como locais públicos que exigem suprir necessidades coletivas interferem totalmente nas interações que ali acontecerão.

Porém, há pouco conhecimento do leque das diversas áreas de atuações possíveis para um arquiteto e urbanista e muitos estereótipos em relação ao cotidiano desse profissional. A sociedade em geral, clientes fazendo uma contratação e até mesmo futuros graduandos de arquitetura e urbanismo podem não saber o que vão encontrar pela frente.

Tentando identificar onde inicia-se a criação de estereótipos ligados a arquitetos e urbanistas podemos pensar no cinema e mais especificamente em Hollywood, grande símbolo da indústria de entretenimento e lugar de fortíssima influencia no mundo todo. No capítulo “Tall Buildings, Tall Tales: On Architects in the Movies” na antologia de Mark Lamster Architecture and Film (NY: Princeton Architectural Press, 2000), Nancy Levinson pontua como Hollywood retrata certas características estereotipadas, incluindo características físicas, a arquitetos. Visto que isso interfere no modo como milhões de pessoas veem essa profissão e seus atuantes, até mesmo encorajando ou dissuadindo jovens que buscam futuramente estar nessa área.

Apesar de alguns não terem essa visão, a arquitetura é de interesse coletivo. Tendo base até mesmo na fala de alguns profissionais da área quando questionados sobre o conceito de arquitetura como Bernard Tschumi – “está relacionada a interesses financeiros e políticos”, Reed Kroloff – “é uma mercadoria pública, e como tal convida o escrutínio público” e Blair Kamin – “não é uma transação puramente privada entre arquitetos e clientes. Afeta a todos, por isso deve ser compreensível para todos”.

Pensando justamente em além de mostrar as atuações nessa área também enfatizar a importância de se ter esse conhecimento, cria-se então a disponibilidade em de ter o contato, conhecer e divulgar as atribuições e responsabilidades do exercício da profissão do arquiteto e urbanista.

Assim espera-se responder: “O que um arquiteto e urbanista pode fazer?” e, paralelamente cumprir os seguintes objetivos específicos:

  • Analisar a opinião do público sobre a profissão
  • Entrevistar um profissional da área
  • Divulgar os conhecimentos adquiridos baseado no artigo

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

  A fim de responder aos objetivos principais e específicos do artigo a metodologia empregada neste aborda:

  1. Questionário com o público via Google Forms visando descobrir as opiniões populares sobre o papel do Arquiteto e Urbanista
  2. Pesquisa documental sobre as atribuições de um Arquiteto e Urbanista de acordo com Resolução N° 21, de 5 de abril de 2012, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR);
  3. Pesquisa documental e bibliográfica sobre as diversas áreas de atuação da profissão com exemplos de profissionais na cidade Ponta Grossa – PR e região;
  4. Roteiro de entrevista com profissional: com o objetivo de sanar dúvidas em relação a áreas atuação da profissão, o mercado de trabalho, o estilo de vida de um profissional da área, gastos com a ocupação de arquiteto, requisitos e motivações para a escolha da carreira.

2.1   QUESTIONÁRIO

Para essa pesquisa foi elaborado questionário com o público contendo 4 questões obrigatórias:

  1. Nome completo
  2. Faixa etária
  3. Escolaridade
  4. O que um arquiteto e urbanista pode fazer?”: a fim de descobrir as opiniões do público sobre o papel da profissão Arquiteto e Urbanista;

As questões I, II e III foram formuladas com o objetivo de identificação e análise dos dados dos entrevistados. A questão IV tem papel fundamental na continuidade da pesquisa, uma vez que suas respostas dizem respeito a opinião popular sobre as atribuições de um Arquiteto e Urbanista.

O questionário foi estruturado na plataforma Google Forms: serviço gratuito da Google para a criação de formulários online.

O armazenamento das respostas se deu pelo Google Drive: serviço de armazenamento e sincronização de arquivos na nuvem, que em conjunto com o Google Docs permitiu a criação de uma planilha que categoriza as respostas individuais dos entrevistados.

A divulgação do formulário se deu através de e-mail e redes sociais como Whatsapp, Telegram e Instagram.

A pesquisa teve como público alvo escolhido: adolescentes, jovens adultos e trabalhadores da engenharia civil, com o objetivo de analisar a visão de vestibulandos, jovens acadêmicos e colaboradores que atuam na construção civil, área cuja atribuições são largamente confundidas com a de um arquiteto e urbanista.

Participaram do questionário, jovens recém formados no ensino médio, acadêmicos de instituições de ensino superior da cidade de Ponta Grossa e funcionários de empresa da Engenharia Teckpar.

O formulário ficou aberto por uma semana (21/03/2022 até 28/03/2022). Dentre os 182 envios, foram obtidas 63 respostas, cerca de 1/3 da amostra.

2.2   ATRIBUIÇÕES DE UM ARQUITETO E URBANISTA PELA LEGISLAÇÃO

De acordo com a Resolução N° 21, de 5 de abril de 2012 do CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) as atribuições e áreas de atuação de um arquiteto e urbanista estão previstas na Lei n° 12.378, de 2010 (Brasil,2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (217.1 Kb)   docx (85.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com