Os Projetos Sustentáveis
Por: Andressa Freitas • 22/4/2019 • Projeto de pesquisa • 818 Palavras (4 Páginas) • 115 Visualizações
Resumo
Com o crescimento incontrolável da população, os projetos sustentáveis surgiram com o intuito de proteger/ajudar o meio ambiente. Os ecossistemas do planeta estão se deteriorando e o clima está mudando. Apesar de quase um terço da população mundial viver em extrema pobreza, estamos consumindo tanto e tão rapidamente, que já estamos vivendo muito além da capacidade do globo terrestre.
Nesse trabalho apresentaremos sobre projetos sustentáveis e alguns exemplos.
Introdução
A sustentabilidade aplicada à questão urbana é a chamada arquitetura sustentável, também conhecida como arquitetura verde ou ecoarquitetura, que prevê eficiência energética, a correta especificação dos materiais, a proteção da paisagem natural, o planejamento territorial, além do reaproveitamento de materiais conferindo-lhes novo uso. Em poucas palavras, que atenda as necessidades das pessoas, respeite o planeta e seja economicamente viável.
Desenvolvimento
A arquitetura sustentável supõe quatro categorias de projetos: suporte (quando está adequado e integrado às características naturais do terreno); provisão ( quando não impacta o meio ambiente com resíduos); regulação (quando atua com materiais renováveis como pavimentos permeáveis, sistemas de micro-drenagem, projetos de arborização, paisagismo, entre outros) e culturais (criação de espaços de lazer, contemplação, públicos ou privados integrados ao meio ambiente).
Projetos sustentáveis favorecem a imagem, valorizam a construção, aumentam a produtividade enquanto diminui o risco de saúde ao usuário, reduzem o custo operacional, geram novos negócios conscientes, o que traduz na satisfação do arquiteto em colaborar, transformar e participar da construção de um patrimônio social, econômico e ambientalmente correto.
Temos como exemplo 8 passos para se fazer um Projeto Sustentável:
Para executar um projeto sustentável é necessário planejamento integrado com estudo de viabilidade para identificar as melhores estratégias. O detalhamento do projeto da obra evita desperdício e garante melhores resultados.
Projeto integrado – Verificar condições como clima, localização, tamanho da construção, entorno, impacto sobre os biomas, proteção e criação de novas áreas verdes, reuso de água, materiais a serem usados para redução do consumo de energia e geração mínima de resíduos, reutilização e descarte correto, observando desempenho e qualidade da obra sobre a vida útil da construção.
Análise das condições do entorno – é a interação do projeto com o espaço urbano valorizando as condições do entorno por meio do aproveitamento adequado das condições naturais locais e designs que valorizem acessos e agregue valor à paisagem na integração com o espaço externo.
Uso sustentável do terreno – A viabilidade do terreno deve ser avaliada no projeto evitando contaminação do solo, controle e manejo de águas pluviais erosão e sedimentação durante a obra, preservação de maior área de solo permeável, além de incluir espécies nativas no paisagismo.
Adaptação às condições climáticas – Estudar o clima local com ferramentas de análise climáticas por simulação ajuda a direcionar o projeto para ventilação
...