PESQUISA DE ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS, ISOSTÁTICAS E HIPOSTÁTICAS
Por: Bruna Maas • 18/8/2017 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 761 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL
Arquitetura e Urbanismo
Experimentação em Estruturas
Professor: Cézar Prates
PESQUISA DE ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS, ISOSTÁTICAS E HIPOSTÁTICAS
ACADÊMICA: Bruna Caroline Maas
Tubarão, SC
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.....................................................................................3
- ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS....................................................4
- ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS...........................................................5
- ESTRUTURAS HIPOSTÁTICAS.........................................................6
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................7
1. INTRODUÇÃO
Na presente pesquisa será mostrado os diferentes tipos de estruturas, classificadas como hiperestática, isostática e hipostática, e suas definições e diferenças para melhor compreensão.
A estrutura é um todo composto por diversas partes de um sistema, proporciona o equilíbrio de um conjunto de ações, podendo suportar diferentes tipos de ações que for requerida durante a sua vida útil, sem perder sua função e propriedades. De acordo com o número de vínculos aplicados (apoios ou restrições ao movimento), as estruturas são classificadas em hiperestáticas, isostáticas e hipostáticas.
2. ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS
A estrutura hiperestática possui um número de reações superior ao estritamente necessário para impedir o movimento. Possui vínculos em abundância para garantir sua imobilidade, tornado assim o número de incógnitas superior ao número de equações da estática. O grau de hiperestaticidade é igual ao número de ligações que podem ser suprimidas de forma que a estrutura se torne isostática. Assim, deduz-se que uma estrutura isostática terá um grau de hiperestaticidade igual a zero, não podendo serem calculadas apenas com recurso às equações de equilibro da estática. Conclui-se então que ao serem retirados determinados vínculos, dependendo da situação, da estrutura, ela permanecerá em equilíbrio, tornando-a assim estável.
[pic 2]
Fonte: Engucm.
3. ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS
A estrutura isostática não permite o movimento na horizontal e também na vertical, ou seja, o número de incógnitas é igual ao número de equações de equilíbrio. Essa estrutura pode ser definida em dois tipos: a estrutura em que o número de reações é igual ao número de equações de equilíbrio da estática; e a estrutura em que o número de reações é superior ao número de equações de equilíbrio da estática tornadas isostáticas mediante a libertação criteriosa de ligações entre os possíveis corpos da estrutura global. Em geral, essas estruturas possuem vínculos ou reações necessárias para garantir a total imobilidade do conjunto. Se for retirado um dos apoios ou vínculos dessas estruturas, ela acaba se tornando uma estrutura hipostática, se movimenta.
...