TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO E PLANEJAMENTO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM SUSTENTÁVEIS

Por:   •  11/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO – Engenheiro Coelho

UNASP-EC

ARQUITETURA E URBANISMO

Disciplina: LEGISLAÇÃO APLICADA

Prof. Dr. Mário Marangoni Filho

1º Semestre de 2020

Projeto e planejamento de meios de hospedagem sustentáveis

NAYLINE ASSUNÇÃO VIEIRA

Aluno(a) do Curso: Arquitetura e Urbanismo

RA 119406

Abril de 2020

  1. INTRODUÇÃO

Devido a um cotidiano caótico e agitado ocasionado por uma vida corrida das grandes cidades, é comum a elevada procura por um contato direto com a natureza, onde se possa descansar em um local calmo para um bom relaxamento físico e mental. No entanto a grande procura e concentração de pessoas nesses locais, acabam impactando negativamente o meio ambiente, esses impactos são diretamente ligados a instalações turísticas, incluindo resorts, hotéis, restaurantes, lojas, campos de golfe etc. (SILVA, 2015).

De acordo com Comissão de Estudo de Gestão da Sustentabilidade em Meios de Hospedagem, a norma brasileira ABNT NBR 15401:2014 - Meios de hospedagem - Sistema de Gestão da Sustentabilidade, o turismo atualmente é um dos maiores segmentos econômicos do mundo, e a cada dia vem sendo objeto de atenção em relação à seu potencial de contribuição para o desenvolvimento sustentável , diversas organizações no setor do turismo se encontram cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho correto em relação à sustentabilidade. Esse comportamento se insere no contexto de uma legislação cada vez mais exigente, do desenvolvimento de políticas econômicas, e de medidas destinadas a estimular a proteção ao meio ambiente e ao patrimônio cultura.

Desse modo o trabalho de TCC desenvolvido, analisa métodos de construção sustentáveis para que estes sejam implantados no ramo da hospedagem, com a finalidade de minimizar e promover a valorização do patrimônio material e imaterial onde quer que este seja instalado, servindo também de auxílio para a sensibilização, conscientização e preservação. Diante disso esse presente trabalho tem como objetivo examinar a NBR 15401:2014, esta norma será de grande ajuda para as elaborações das diretrizes projetuais do trabalho, pois compete aos conceitos primordiais do planejamento arquitetônico.

  1. MEIOS DE HOSPEDAGEM SUSTENTAVEL COMO ATENUANTE AOS IMPACTOS AMBIENTAIS  

A NBR 15401:2014 estabelece alguns requisitos primordiais para que os meios de hospedagem possam planejar e operar as suas atividades de acordo com os princípios estabelecidos para o turismo sustentável. Essa norma foi redigida com a possibilidade de ser aplicada a todos os tipos e portes de organizações e para adequar-se a diferentes condições geográficas, culturais e sociais.

No que tange aos conceitos arquitetônicos apresenta medidas primordiais, como: minimizar alterações significativas na paisagem local, de preferência trabalhando com a topografia original para que ocorra o mínimo de movimentação da terra e permeabilização do solo. Preservar ao máximo a vegetação nativa, implantando programas de proteção e conservação do ecossistema. Convém que se utilizem materiais de construção disponíveis na região, considerando o uso das técnicas vernáculas, materiais e mão de obra local, evitando que a construção gere grande impacto ambiental. Além disso, enfatiza a utilização de técnicas para maximizar a eficiência energética, tais como, por exemplo: isolamento térmico de paredes e forros; ventilação natural e a otimização do uso da iluminação natural;

Desse modo o projeto será concebido buscando manter a identidade da paisagem a partir da implantação dos princípios da construção ecológica, usando de recursos e mão de obra local. A cidade onde será efetuado o projeto ainda não foi escolhida, mas independentemente do local, caberá a hospedagem garantir aos visitantes uma imersão as maravilhas da natureza, agregando, simplicidade, charme e sustentabilidade. Além da concepção projetual ecológica, visara somar ao projeto um viés regenerador ao meio, buscando a recuperação de áreas que foram degradas anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com