PROJETO E PLANEJAMENTO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM SUSTENTÁVEIS
Por: Nayline Vieira • 11/6/2020 • Relatório de pesquisa • 950 Palavras (4 Páginas) • 243 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO – Engenheiro Coelho
UNASP-EC
ARQUITETURA E URBANISMO
Disciplina: LEGISLAÇÃO APLICADA
Prof. Dr. Mário Marangoni Filho
1º Semestre de 2020
Projeto e planejamento de meios de hospedagem sustentáveis
NAYLINE ASSUNÇÃO VIEIRA
Aluno(a) do Curso: Arquitetura e Urbanismo
RA 119406
Abril de 2020
- INTRODUÇÃO
Devido a um cotidiano caótico e agitado ocasionado por uma vida corrida das grandes cidades, é comum a elevada procura por um contato direto com a natureza, onde se possa descansar em um local calmo para um bom relaxamento físico e mental. No entanto a grande procura e concentração de pessoas nesses locais, acabam impactando negativamente o meio ambiente, esses impactos são diretamente ligados a instalações turísticas, incluindo resorts, hotéis, restaurantes, lojas, campos de golfe etc. (SILVA, 2015).
De acordo com Comissão de Estudo de Gestão da Sustentabilidade em Meios de Hospedagem, a norma brasileira ABNT NBR 15401:2014 - Meios de hospedagem - Sistema de Gestão da Sustentabilidade, o turismo atualmente é um dos maiores segmentos econômicos do mundo, e a cada dia vem sendo objeto de atenção em relação à seu potencial de contribuição para o desenvolvimento sustentável , diversas organizações no setor do turismo se encontram cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho correto em relação à sustentabilidade. Esse comportamento se insere no contexto de uma legislação cada vez mais exigente, do desenvolvimento de políticas econômicas, e de medidas destinadas a estimular a proteção ao meio ambiente e ao patrimônio cultura.
Desse modo o trabalho de TCC desenvolvido, analisa métodos de construção sustentáveis para que estes sejam implantados no ramo da hospedagem, com a finalidade de minimizar e promover a valorização do patrimônio material e imaterial onde quer que este seja instalado, servindo também de auxílio para a sensibilização, conscientização e preservação. Diante disso esse presente trabalho tem como objetivo examinar a NBR 15401:2014, esta norma será de grande ajuda para as elaborações das diretrizes projetuais do trabalho, pois compete aos conceitos primordiais do planejamento arquitetônico.
- MEIOS DE HOSPEDAGEM SUSTENTAVEL COMO ATENUANTE AOS IMPACTOS AMBIENTAIS
A NBR 15401:2014 estabelece alguns requisitos primordiais para que os meios de hospedagem possam planejar e operar as suas atividades de acordo com os princípios estabelecidos para o turismo sustentável. Essa norma foi redigida com a possibilidade de ser aplicada a todos os tipos e portes de organizações e para adequar-se a diferentes condições geográficas, culturais e sociais.
No que tange aos conceitos arquitetônicos apresenta medidas primordiais, como: minimizar alterações significativas na paisagem local, de preferência trabalhando com a topografia original para que ocorra o mínimo de movimentação da terra e permeabilização do solo. Preservar ao máximo a vegetação nativa, implantando programas de proteção e conservação do ecossistema. Convém que se utilizem materiais de construção disponíveis na região, considerando o uso das técnicas vernáculas, materiais e mão de obra local, evitando que a construção gere grande impacto ambiental. Além disso, enfatiza a utilização de técnicas para maximizar a eficiência energética, tais como, por exemplo: isolamento térmico de paredes e forros; ventilação natural e a otimização do uso da iluminação natural;
Desse modo o projeto será concebido buscando manter a identidade da paisagem a partir da implantação dos princípios da construção ecológica, usando de recursos e mão de obra local. A cidade onde será efetuado o projeto ainda não foi escolhida, mas independentemente do local, caberá a hospedagem garantir aos visitantes uma imersão as maravilhas da natureza, agregando, simplicidade, charme e sustentabilidade. Além da concepção projetual ecológica, visara somar ao projeto um viés regenerador ao meio, buscando a recuperação de áreas que foram degradas anteriormente.
...