Preservação do Patrimônio Cultural: nossas casas e cidades, uma herança para o futuro
Por: Monique Candeia • 27/2/2019 • Resenha • 331 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
RESENHA CRÍTICA: discutindo o texto: BESSA, A. Preservação do Patrimônio Cultural: nossas casas e cidades, uma herança para o futuro. Belo Horizonte: CREA-MG, 2004. (p. 5 a 24).
A cartilha incialmente, vem debatendo sobre os significados, valores e importância do patrimônio cultural tem para uma comunidade. São colocados em pautas a problemática do que se pode levar o esquecimento patrimonial por conta da transformações e ações que vem acontecendo nas cidades atuais, assim são debatidos sobre ações e instrumentos da gestão do patrimônio cultural com a inclusão do estado e sociedade.
O patrimônio cultural é de extrema importância para identidade e respeito da coletividade da uma comunidade, assim são preservados suas manifestações e heranças herdadas de seus ancestrais e relação multa com a natureza, no qual se refletem em memorias, produtos de uma escolha, que traz total significado na memória coletiva observadas através de bens tangíveis e intangíveis.
Com as questões das temporalidades e a mudanças das cidades contemporâneas é perceptível que o novo se sobrepõe, e velho dando lugar a novas ambiência negligenciando o que veio antes, assim deixando toda herança coletiva das nossas comunidades para trás. O surgimento do IPHAN (instituto do patrimônio histórico e artístico nacional), criado em 1937, vem mudando esse senário juntamente com politicas publicas e apoio da sociedade, com instrumentos e ações para gestão patrimonial em todos territórios, afim de garantira a preservação e permanecia com seus diversos valores e significados que possui qualquer bem cultural, no qual se divide em quatro eixos, o principal deles o inventário seguido por tombamento; instrumentos de gestão urbana, plano diretor, estatuto da cidade, gestão de orçamentária participativa, entre outros; ações que são seguidas por estratégias referente a planejamento urbano, com participação da comunidade, avaliando forças, oportunidade, fraquezas e ameaças; equipe técnica de diversas áreas de conhecimento, para ajudar na preservação; ajuda a comunidade que atuando como colaborador, também para garantir preservação.
...