Principio da oportunidade
Por: licogo • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 360 Palavras (2 Páginas) • 457 Visualizações
Princípio da Oportunidade
Refere-se ao momento em que as variações patrimoniais devem ser registradas, esse registro deve ser feito de imediato e de forma integral, independente das causas que as originaram, contemplando seus aspectos físicos e monetários. A integridade dos registros é de fundamental importância para que seja feito a analise dos elementos patrimoniais onde todos os fatos contábeis devem ser registrados, sejam eles das filiais e das demais dependências de uma mesma entidade, pois é necessário avaliar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação para que o registro ocorra de forma integra e correta.
O princípio da oportunidade sustenta-se nas teorias e doutrinas contábeis, que iremos destacar a seguir:
Tempestividade do registro: é a oportunidade do registro, isto é digitá-lo ou escriturá-lo no momento que ocorre o fato patrimonial. Nos dias de hoje a tempestividade do registro já e facilitado pela tecnologia desenvolvida existente como a informática, com a informação automática o processo é feito de forma mais rápida e eficiente, os problemas que antes eram enfrentados pela distância do fato ao local de registro já não são mais obstáculos para a correta aplicação do principio da oportunidade.
Integridade do registro: Foca na sua totalidade o fato patrimonial, onde esse enfoque deve ser honesto, ou seja, deve satisfazer a dimensionalidade plena e fiel em todos os aspectos para o registro do patrimônio. A integridade do registro leva a fidelidade da imagem da riqueza patrimonial da entidade.
Para que o princípio da oportunidade ocorra com eficiência é feito o balanço entre a integridade e a tempestividade do registro da entidade. Assim o registro das variações patrimoniais é feito com total segurança e fidelidade dos fatos, no momento em que eles são ocorridos, compreendendo os elementos quantitativos e qualitativos. O registro deve mostrar o reconhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da entidade em um determinado período de tempo e a base necessária para gerar as informações úteis ao processo decisório da gestão.
A lei que decreta esse princípio de oportunidade passou a vigorar no dia 29 de dezembro de 1993, Resolução nº 750/93 Artigo 6º do Conselho Federal da Contabilidade.
Aluna: Hérika Flavia Aires Hernandes
nº matricula : 2015.1.0022.0451-7
Curso: Ciências Contábeis
...