TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrado

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.543 Palavras (15 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 15

CÉLIA RENATA DA SILVA

PROJETO INTEGRADO II

ATIVIDADE 1

São Paulo, 25 de setembro de 2015

Cap. V - As modalidades de trabalhos científicos

5.1. Monografia designa um tipo especial de trabalho cientifico. Um trabalho que se reduz a um único assunto com um tratamento especifico. Trabalhos escolares são erroneamente caracterizados como monografias.

Trabalhos científicos se caracterizam como monografia a partir da especificação, ou seja, no tratamento direto de um assunto de forma estruturada e delimitada. Os trabalhos de pesquisa de graduação e mesmo pós-graduação, parte do processo didático dos cursos, são tratados como monografias.

5.2. Os trabalhos didáticos são exigidos como tarefas necessárias na graduação. Levam os alunos a buscar, nas devidas fontes, elementos complementares aos adquiridos ao longo do curso, complementando sua formação científica, através desse tipo de trabalho que o estudante amplia seus conhecimentos e inicia o método de pesquisa e reflexão.

Dependendo do nível do estudante do objetivo do trabalho, ele pode ser mais ou menos monográfico. Esses trabalhos não exigem originalidade, são geralmente uma composição de sínteses de posições de outros textos.

5.3. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), contribui para uma boa aprendizagem por ser muita das vezes o primeiro contato do estudante com a pesquisa. Deve ser entendido e praticado como um trabalho cientifico com acompanhamento de um orientador, que auxilia na condução da pesquisa. Articulado ao conteúdo do curso, o aluno terá a chance de desenvolver em ambiente acadêmico seu projeto, com cronograma acordado com o professor orientador.

Quaisquer que sejam as perspectivas de abordagem, teórico, documental ou de campo, a atividade visa formar o aluno pela construção do conhecimento cientifico em sua área. Embora cada instituição tenha suas regras, algumas vezes é previsto uma defesa pública do trabalho em frente a uma banca examinadora, para avaliação dos resultados finais do projeto.

5.4. Outra atividade cientifica significativa que vem sendo desenvolvida é o Programa de Iniciação Científica. Nesse programa o graduando desenvolve um projeto pessoal, com um orientador supervisionando, ou então, participa de uma pesquisa do próprio orientador. Em ambos os casos, a atividade deve gerar um trabalho com a formatação de um trabalho científico.

5.5. Outro tipo de trabalho cientifico comum no ensino superior é o resumo, ou síntese de textos, o que se faz muitas vezes em fichamentos de livros. Não é um trabalho de elaboração, mas sim de extração de idéias, um exercício de leitura. O resumo é uma síntese das idéias e palavras do texto. Com as próprias palavras o aluno mantém-se fiel as idéias do autor. Não pode ser confundido com o resumo técnico-científico.

Resenha ou analise bibliográfica é uma síntese, ou comentário, de livros publicados em revistas especializadas das várias áreas da ciência, das artes, ou filosofia. Tem importância na vida cientifica do estudante ou de qualquer especialista, pois é através dela que se toma conhecimento prévio de um livro recém publicado, decidindo a partir daí, se lerá o livro ou não. As resenhas permitem triar a bibliografia a ser selecionada para a documentação a ser lida para elaborar um trabalho cientifico.

A resenha pode ser informativa, expondo o conteúdo do texto; pode ser crítica, quando se manifesta sobre o valor do texto ou, critico-informativa, quando expõe o conteúdo e faz comentários sobre o mesmo. A resenha estrutura-se em várias partes lógicas: cabeçalho, com os dados bibliográficos da publicação resenhada; uma breve informação sobre o autor, se esse não for conhecido; uma exposição sintética do conteúdo do texto, que deve ser objetiva contendo os pontos principais e significantes da obra e, finalmente, um comentário critico, que é nada mais que uma avaliação do resenhista sobre o texto.

5.6. O trabalho cientifico pode assumir a forma de ensaio também, constituído em exposição logica reflexiva e argumentação com alto nível de interpretação e julgamento pessoal. No ensaio, o autor tem maior liberdade no sentido de defender uma posição, sem se amparar de documentação cientifica. Algumas teses têm características de ensaio, que são aceitas devido a seu rigor e maturidade do autor. O Ensaio não dispensa o rigor lógico e coerência de argumentação e por isso, exige grande informação cultural e muita maturidade intelectual.

5.7. Os relatórios de pesquisa são solicitados ao pesquisador no decorrer do seu projeto, seja por exigências acadêmicas ou das agencias financiadoras da pesquisa. Os relatórios visam historiar o desenvolvimento do projeto, apresentando seus caminhos percorridos, descrevendo as atividades realizadas e mostrar os resultados obtidos, finais ou parciais. Pode se iniciar com os objetivos do projeto, passando, em seguida, as atividades realizadas e os resultados obtidos. Se for o caso, apresenta também a programação detalhada da continuidade da pesquisa.

5.8. Os artigos científicos são destinados a publicações em revistas e periódicos, tem por finalidade registrar e divulgar resultados de novos estudos e pesquisas sob novos aspectos. Tem estrutura comum ao trabalho cientifico, mas deve destacar os objetivos, a fundamentação e a metodologia da mesma, terminando com a análise dos dados envolvidos e conclusões, completando-se com a bibliografia usada como referência.

5.9. O resumo técnico-cientifico consiste na apresentação concisa do conteúdo de um trabalho cientifico. Tem a finalidade de passar ao leitor uma ideia completa do documento analisado, fornecendo todas as informações necessárias para que o leitor possa fazer uma primeira avaliação do texto analisado, para que se possa justificar, ou não, a leitura integral do texto. O resumo deve conter informações sobre a natureza do trabalho, indicar sobre o que se trata, os objetivos, as referências teóricas de apoio, os procedimentos metodológicos e as conclusões do texto.

Deve ser composto por um único parágrafo, entre 200 e 250 palavras e 1400 e 1700 caracteres. Limitando-se a apresentar com objetividade o conteúdo do texto, sem o uso de opiniões ou observações nem desdobramentos explicativos.

Cap. III – Teoria e Prática Científica

3.1. Na prática cientifica o que se evidencia são as atividades de caráter operacional. Uma infinidade de procedimentos são desenvolvidos para cada área especifica. Esses procedimentos não são aplicados aleatoriamente, cumprindo um cuidadoso plano de utilização, eles se dão em função de método. No entanto, não basta simplesmente seguir um método para entender o procedimento geral da ciência. O procedimento precisa ser fundamentado e bem sustentado. É que a ciência é sempre o enlace de uma malha com dados concretos, uma articulação do ideal com o real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (304.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com