Projeto resina
Por: valmirdiel • 19/8/2015 • Projeto de pesquisa • 1.258 Palavras (6 Páginas) • 568 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
VALMIR DIEL
Atualização da atual fábrica de
resinas com reatores com tecnologias de última geração
Pré-projeto apresentado para avaliação na disciplina Projeto Integrador I da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.
Orientador: Ítalo Ogliari
Canoas
Mês/0000
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 Tema (ou problema) ................................................................................
1.2 Delimitação do tema ...............................................................................
2 JUSTIFICATIVA
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral
3.2 Objetivos específicos
4 METODOLOGIA
5 CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Retire as linhas abaixo e digite seu texto. O Tema (ou problema) pode ser elaborado como se fosse um título (Exemplo: O uso do método tal para a redução de custo de energia elétrica em uma empresa de fabricação de tal produto) ou em forma de uma questão (Exemplo: Como é possível, utilizando o método tal, reduzir os custos de energia elétrica de uma empresa de fabricação de tal produto?). E na Delimitação do tema você deve desenvolver este assunto, conforme modelo disponibilizado na NetAula, mostrando, resumidamente, toda a ideia da pesquisa que você pretende realizar.
1.1 Tema (ou problema)
Desenvolvimento do projeto para atualização da atual fábrica de
resinas com tecnologias de última geração. 1.2 Delimitação tema
A Killing produz suas próprias resinas alquídicas e ésteres de breu (adesivos); cerca de 250 toneladas por mês (3.000 toneladas ao ano).
Comparando o custo da resina na condição de fabricação própria e terceirizada, verifica-se que a terceirizada tem custo maior mais que a produção própria. em caso de falha dos equipamentos (danos irreversíveis), O maior motivo da pesquisa e desenvolvimento desse projeto é para uma possível atualização da atual fábrica de resinas com tecnologias de última geração onde tem como finalidade atender os requisitos necessários para produzir o volume e o mix atual de produtos, bem como os novos produtos que estão sendo desenvolvidos e que não podem ser produzidos na atual planta de resinas. Levantar custo de novos reatores com tecnologias de última geração
2) Levantar diferença da produção própria das resinas alquídicas e o custo para sua e terceirização.
3) montar indicadores
Reator cap. 6,0m³ (Produção de Alquídicas médias e longas)
Diluidor cap. 12,0m³
Reator cap.3,0m³ (Produção de Alquídicas curtas, médias e longas, ésteres de breu)
Diluidor cap. 6,0m³
Reator cap.1,5m³ (Produção de Acrílicas, PUD, TPU, adutos, etc)
Diluidor cap. 3,0m³
_______________________________________________________________
2 JUSTIFICATIVA
Este é o momento em que você vai justificar a importância de sua pesquisa, e você já deve utilizar um pouco de fundamentação teórica, mesmo não sendo ainda a hora de fazer toda a teoria de seu trabalho, que será elaborada na disciplina de Projeto Integrador II. As fontes usadas podem ser provenientes de artigos científicos acadêmicos pesquisados na internet ou demais livros técnicos (use pelo menos duas fontes para sustentar seus conceitos), e lembre-se de referenciar sempre qualquer autor ou material científico utilizado como teoria – a justificativa deve ter em torno de uma página e meia a duas, no máximo. Siga, textualmente, o modelo disponibilizado na NetAula.
A planta atual da Killing caracteriza-se por um parque fabril com mais de 40 anos de existência. Os equipamentos por serem muito antigos e o processo de aquecimento dos reatores ser por fogo direto (queima de óleo diesel), geram grande risco de segurança na sua operação.
Três graves incidentes na planta evidenciaram recentemente esse risco:
Em 2009, o fundo do reator furou colocando o produto diretamente em contato com a fornalha (local onde estão os queimadores), gerando um principio de incêndio;
O segundo ocorreu em 2010 em função do vazamento do condensador, fazendo com que água caísse diretamente sobre a resina aquecida a 240C°.
O terceiro ocorreu em novembro/2011 devido à dosagem de solventes com resíduos de água de condensação do tanque de armazenagem, o que ocasionou o refluxo do produto (resinas) através do condensador e consequente lançamento de produto sobre o telhado e calhas de dreno, levando o produto até as tubulações de esgoto (aproximadamente 150kg).
Os equipamentos atuais são avaliados periodicamente conforme NR13, o qual indica a inspeção a cada cinco(5) anos. Devido o estado e idade dos equipamentos, está sendo realizada uma inspeção a cada dois(2) anos, onde o custo é elevado e
...