Quarteirão de sucesso da cidade - Resumo p 30 à 38
Por: thamirysborges • 11/7/2017 • Trabalho acadêmico • 402 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
Quarteirão de sucesso da cidade: Art Deco p30-38. autora: Marília Borges
Aluna: Thamirys
Introdução: O Art Déco foi visto como a exteriorização do espírito moderno no pós guerra 1918. Houve interesse do governo na produção fabril devido suas perdas na guerra, seja bélica ou no que diz respeito à construção, e a facilidade da produção em massa.
Paris foi a cidade a receber a exposição de artes decorativas industriais modernas, emblemática para o Art Deco. Contemporânea ao cubismo futurismo, expressionismo o art deco dialoga não apenas com a estética da máquina mas também com os neons, as redescoberta dos clássicos (vertentes africana, egípcia asiática). Esse diálogo e sua facilidade de produção fizeram o Art Déco ser aceito com facilidade.
Características:
Respeito ao tecido urbano e não rompimento das morfologia das quadras, usando embasamento e proporções de cheios e vazios, uma das principais linguagens da verticalização de cidades/ arranha céus.
Os cheios predominam sobre vazios.
Notável tratamento de fachadas e espaço interno, terraços balcões marquises,pórticos, bay windows, planos sobrepostos valorização dos acessos
Quanto ao estilo o que impera é a racionalidade economia e funcionalidade. Sua ornamentação típica são as esculturas relevos com motivos antropológicos , fitomorfos ou maquinismo força e movimento. O maquinismo foi símbolo de progresso, as peças/obras de ornamentação pretendiam passar a sensação de dinamismo velocidade, através de imagens de trens, aviões e transatlânticos, por exemplo.
Das cores fazia-se a combinação de materiais tradicionais e modernos
Tipografia: Já forte antes, no art nouveau, a tipografia teve papel importante no Art Déco, como na determinação de nomes de estabelecimento, indicações de funções dos edifícios
.
Artes e Ofícios na Arquitetura: interesse pelo detalhe,desenho e coerência estética, requinte em portas, portões, grades,varandas, através da carpintaria e serralheria.
Iluminação e luz natural: Recurso usado na apresentação noturna das edificações e no enriquecimento dos espaços internos. Uso de claraboias, vitrais coloridos neons e transparência do vidro, pátios internos.
Espacialidade interna: Uso de concreto armado como técnica construtiva, uso de planta livre, ambientes integrados, ricos e confortáveis, trabalhados na continuidade do interior e exterior
Continuidade de algumas soluções acadêmicas: O estilo era moderno mas sem romper com as práticas tradicionais. Método de composição regido pela simetria, hierarquização e axialidade das plantas, forte viés decorativo, inserção urbana, tratamento espacial tradicionais.
Repercussão :
Grande centro difusor foi a França, a exposição possibilitou à moda a alcançar a sociedade. Na vertente americana, com enfoque as ideias de progresso e avanços tecnológicos.
Na América latina a influência das novidades chegou através do cinema.
...