Relatório de Estágio em Arquitetura e Urbanismo
Por: Taynar Bonfim • 8/3/2019 • Relatório de pesquisa • 1.464 Palavras (6 Páginas) • 583 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE PITÁGORAS DE IPATINGA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
FACULDADE PITÁGORAS DE IPATINGA
Aluno(a) : Taynar Cristina Vendramine Bonfim Almeida
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Matricula:
Ipatinga
2018
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EXTRA CURRICULAR
EM OBRA PRIMA ARQUITETURA E INTERIORES
Relatório de Estágio Curricular apresentado à Faculdade Pitágoras de Ipatinga como requisito parcial do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Coordenador de Curso: Denise de Souza Cerqueira Nascimento
Ipatinga
2018
[pic 2]
FACULDADE PITÁGORAS DE IPATINGA
Relatório de Estágio Curricular Obrigatório em 2018
Dados do Estagiário
Nome: Taynar Cristina Vendramine Bonfim Almeida
Registro Acadêmico:
Curso e Período: Arquitetura e Urbanismo – 8º Período
Dados do Local de Estágio
Empresa: OBRA PRIMA ARQUITETURA E INTERIORES
Supervisor: OSCAR MENDES SALIM
N° de registro: CAU/BR A21.233-4
Período de Estágio
Início: 06/08/2018 Término: 24/10/2018
Jornadas de trabalho: 15hs semanais.
Total de horas: 165 horas em relação a carga horária da disciplina.
Ipatinga
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (escola e/ou empresa) 4
3 ATIVIDADE DESENVOLVIDAS 5
4 DISCUSSÕES 10
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
O Estagio supervisionado é muito necessário na vida acadêmica do estudante, este é uma ferramenta que possibilita o mesmo crescer profissionalmente e utilizar dos conhecimentos adquiridos no meio acadêmico na pratica. Dentro do ambiente de trabalho o estagiário poderá conhecer novas técnicas e conhecer o meio de trabalho futuro. Este poderá ainda adquirir com a instrução do supervisor de campo e demais colegas de trabalho, novos conhecimentos sobre diversos assuntos e sobre a diversidade da área de sus futura profissão.
No ambiente de trabalho, foram feitos inúmeros projetos no AutoCad, incluindo detalhamentos, projetos executivos, regularizações além de modelações em 3D, e escolhas de materiais, levantamentos in loco, e a vivência e compreensão da dinâmica de escritórios de arquitetura.
Em virtude dos fatos mencionados, este documento tem a função e objetivo de explanar a conclusão do estágio supervisionado na empresa OBRA PRIMA ARQUITETURA E INTERIORES, Ipatinga/MG e suas atividades relacionadas com a realização de projetos arquitetônicos, execução de obra e supervisão da mesma.
2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (escola e/ou empresa)
A empresa OBRA PRIMA ARQUITETURA E INTERIORES, Ipatinga– MG está localizada no bairro Cariru, no Centro Comercial, Loja 04, CEP 35161-000, próximo aos Correios. É uma empresa de arquitetura e interiores situada na cidade de Ipatinga, possuindo profissionais capacitados, sendo três arquitetos, Oscar Mendes Salim, Hebert Damazio Lopes e Cristina de Freitas Moreira e uma Design de Interiores, Samira Salim Sad.
De acordo com os estudos feitos a empresa está no mercado a mais de 15 anos, e atualmente a mesma conta com um total de 06 (quatro) profissionais no local, sendo três arquitetos, um design de interiores e dois estagiários.
A empresa já realizou inúmeros projetos na cidade e nas proximidades. Foram realizados projetos específicos e de diferenciados estilos e funcionalidades, tanto para fins residenciais como comerciais, sendo projetos arquitetônicos, regularizações, interiores e etc.
3 ATIVIDADE DESENVOLVIDAS
- Levantamentos e correções de medidas/dimensões:
Nos levantamentos feitos, as medidas obtidas do local com o auxílio de ferramentas (trena eletrônica, prancheta), fora transcrevido para o computador, para programas gráficos, para se conseguir melhor visualização do todo, e assim propor para o local melhorias, reformas e, mudança no layout dos mobiliários. E em outros levantamentos foram pegas as medidas para a regularização da mesma na PMI.
[pic 3]
Figura 1. Levantamento para regularização de obra embargada.
Fonte: Taynar Bonfim
- Modulação em ambiente 3D:
Criação de volumetria em ambiente 3D (Sketchup), para compreensão da forma final do projeto criado. Uso de texturas e blocos de mobiliários encontrados em ambiente virtual associado ao programa gráfico utilizado (3D Warehouse). Construção de projetos no mesmo, e uso de decoração, afim de ilustrar ao proprietário o resultado referido. Usando também o meio de fotorrealismo para criar o ambiente o mais fiel possível ao produto final.
...