Resenha Crítica - Metrópole Legislação e Desigualdade
Por: milenoka • 28/5/2018 • Relatório de pesquisa • 300 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
UNIVERSIDADE DE SOROCABA
ARQUITETURA E URBANISMO
PLANEJAMENTO URBANO 1- FUNDAMENTOS:ÍNDICES URBANÍSTICOS, USO, OCUPAÇÃO E PARCELAMENTO DO SOLO
RESENHA- UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO URBANO NO BRASIL
Milena Tambelli Diniz R.A. 89431
SOROCABA – SP
2018
O processo de urbanização do Brasil teve como base a expressões de outros países como: Estados unidos e Alemanha, porém o planejamento ficou só no discurso.
Foram divididos em três partes o processo de urbanização: Primeiramente a grande elite queria aderir tudo que a Europa fazia. Em segundo lugar depois de um determinado tempo precisavam acelerar o processo para chegar nas grandes potências que eram basicamente projeto e execução.
E finalmente o processo que se nota a necessidade de planeamento, para ter êxito no que se tornava escasso.
nesses três períodos do processo, em cada um deles a elite tinha uma forma de "manipulação da sociedade". Na primeira parte, era feito pela igreja dizendo que aquela vida que a pessoa tinha era plano de Deus e não consequência da má distribuição feita pelos líderes da época;
No segundo nós tivemos a ditadura militar como forma de emburrecimento.
Com grande foco em que o zoneamento não entra no discurso do plano diretor, por ser a única forma de manutenção do Capitalismo, porém o plano de manutenção sempre foi realizado para manter e prevalecer os detentores do capital.
Existindo integração entre o plano diretor e o plano de transporte, na saúde e de saneamento, contudo o zoneamento não entra em conciliação com nenhum dos planejamentos, não conseguindo a execução dos critérios.
...