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Resenha crítica referente ao artigo “A ebriedade barroca revelada na conformação do espaço urbano da Salvador Colonial” de Rodrigo Espinha Baeta.

Por:   •  30/5/2019  •  Resenha  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  544 Visualizações

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Resenha crítica referente ao artigo “A ebriedade barroca revelada na

conformação do espaço urbano da Salvador Colonial” de Rodrigo Espinha

Baeta.

O artigo tem como premissa inicial analisar a configuração do barroco na

Salvador colonial e utiliza como instrumento de análise as imagens que retratam o

ambiente citadino, para posteriormente avaliar a estrutura cenográfica do sítio.

Entretanto, antes de adentrar na análise que busca compreender o valor artístico do

espaço urbano, o autor traz algumas abordagens teóricas, dividindo o ensaio em

três partes: sobre a história e a crítica da arte e como essa atua na compreensão

dos espaços urbanos; sobre a essência da arte barroca e sua relação com o

ambiente urbano; e por fim, a leitura através das imagens, buscando entender a

configuração barroca.

Tendo como base o autor Giulio Carlo Argan, Rodrigo Espinha discorre sobre

como a história da arte diverge das demais histórias, visto que esta é mais

importante como uma referência contemporânea do que como um elemento que

recorda o passado. Dessa forma é possível compreender que a relevância da obra

de arte despreza o contexto em que foi elaborada, de tal forma que o entendimento

e o valor atribuído desta depende da experiência própria do sujeito moderno, não

considerando os cânones formais, ou seja, a relação entre o homem e a arte é,

sobretudo, crítica e se baseia no juízo de valor que ele atribui a ela. E que para

manifestar juízo crítico sobre uma obra de arte é necessário compreender a

essência da obra, a sua estrutura como um todo. Assim, a condição artística da

Salvador colonial só pode ser entendida através da junção de todos os elementos

que compõem o cenário, das relações desses elementos que a constituem, e a

importância que cada parte adquire na cidade como um todo.

Já na segunda parte do texto, entende-se que o homem barroco demonstra

descaso diante das questões sobre a essência do universo, de forma que não

demonstrará preocupação com a natureza, sendo esse comportamento derivado do

rompimento da integração da arte e da ciência que anteriormente era pregada no

renascimento. Agora a arte barroca se preocupará em conceber um discurso

eloquente, com o objetivo de persuasão. Essa persuasão virá como um mecanismo

de divulgação e exposição das estruturas religiosas e políticas da época. Por

conseguinte, relacionando o barroco ao urbano, a cidade se tornará um meio de

propaganda barroca, com enfoque na fascinação do transeunte.

A análise do espaço urbano partirá dos monumentos que constituem as

cenas dramáticas da paisagem de Salvador, onde a trama cenográfica vai se

revelando por meio da interação dos elementos naturais com os edifícios, como a

comunicação da Baía de Todos os Santos e do Porto da Barra, do plano trazido por

Tomé de Souza e os monumentos que iriam povoar o tecido urbano. Com a subida

a acrópole, o transeunte ia se deparando com os conjuntos arquitetônicos

governamentais e religiosos, marca do esforço retórico de persuasão. Tendo como

conjunto mais monumental àquele em que estavam inseridas

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