Sistemas de Exaustão Industrial
Por: André Domingues • 13/6/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 2.366 Palavras (10 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1]
Sistemas de Exaustão Utilizados em Processos Industriais
Higiene das Habitações
Guarulhos, 2017
[pic 2]
Sistemas de Exaustão Utilizados em Processos Industriais
Higiene das Habitações
André Domingues 2823 8546
Evelin Pinheiro 2823 9646
Felipe Vidotto 2824 1126
Lucas Oliveira 2824 3248
Guarulhos, 2017
Índice
Objetivo 03
Exaustor 03
Método de Funcionamento 04
Imagens 05
Projetos 06
Desenhos explodidos 07
Estudo de caso 08
Conclusão 15
Referencias 16
Objetivo
Identificar e detalhar sistemas de exaustão utilizados em processos industriais e seu método de funcionamento, bem como características, tipos e funcionalidade.
Exaustor
A ventilação de um ambiente é uma das maneiras utilizadas de conforto para o ambiente industrial, podendo o ar ser insuflado (trazendo o ar externo para o ambiente interno) ou exaurido (colocando o ar interno para exterior). Quando o ar é exaurido de um ambiente é comum ser chamado de exaustor, assim, propiciando a exaustão do ambiente.
Seu principal objetivo é captar os poluentes; como vapores, gases ou poeiras tóxicas; presentes no ar, antes que os mesmos se dispersem pelo ambiente de trabalho e se infiltrem na área do trabalhador.
A exaustão traz uma variação de pressão no ambiente, sendo ela desprezível, chamada de pressão negativa.
A exaustão influência no bem estar, na segurança do trabalhador e na eficiência do ambiente, influenciando no trabalho de todo o ambiente. Há quatro principais objetivos, de sistemas de exaustão, sendo eles:
Proteção a saúde do trabalhador: a redução de poluentes no ambiente de trabalho para a saúde do trabalhador é de grande importância, assim, reduzindo a concentração de poluentes nocivos e mantendo-os abaixo de um limite de tolerância;
Eficiência e conforto: traz umidade do ar e manutenção da temperatura;
Segurança do trabalhador: reduz concentração de inflamáveis e poluentes explosivos abaixo do limite permitido para ambientes industriais;
Proteção de equipamentos: mantém os requisitos adequados para condições atmosféricas exigidas por motivos tecnológicos.
Método de Funcionamento
O sistema de funcionamento de um exaustor é formado por:
Captores: pontos de captura que recolhem os poluentes do ambientes, sendo estes levados ao exaustor, com uma baixa necessidade de energia para captação dos mesmos sendo induzidos para dentro do captor.
Sistemas de dutos: com influência do layout, o sistema de dutos deve ser instalado de acordo com o projeto industrial, devendo ser o menor comprimento possível, assim gastando menos energia e que não havendo perda de poluentes consumidos, logo, sendo instalado mais próximo aos pontos de captação.
Evita o uso de seções retangulares para não haver acumulação de poeiras nos cantos, mas se houver necessidade dessas seções, aconselha-se o motor com maior potência para ter a capacidade total do equipamento.
Coletor: recebe os poluentes coletados pelo sistema de dutos, reunindo-os e os levando para um exaustor. O coletor sendo de diâmetro maior que sistema de dutos.
Exaustor: parte principal para o funcionamento do sistema de exaustão, esse é formado por ventilador e motor, movendo a quantidade de ar pelo sistema de ventilação.
Chaminé: conduz o ar para fora do ambiente.
Imagens
[pic 3]
Sistema de exaustão e ventilação industrial.
Projetos
[pic 4]
Sistema de exaustão de fornos de tratamento térmico.
Desenhos explodidos
[pic 5]
Estudo de caso
Sistema de Exaustão para cozinhas industriais
O sistema de exaustão para cozinhas industriais consiste em retirar do ambiente gases, vapores, odores e fumaça decorrentes da função da cozinha bem como manter os níveis de temperatura confortáveis para o trabalhador.
O sistema também capta, trata e conduz os vapores e gases para fora do ambiente da cozinha além de um sistema de insuflamento de ar externo para repor o ar exaurido pelo sistema de exaustão conforme ilustração vejamos o projeto de uma cozinha industrial:
...