São Paulo Vila dos Ingleses
Por: Débora Pereira • 15/9/2015 • Dissertação • 826 Palavras (4 Páginas) • 171 Visualizações
Ao ocuparem as várzeas dos rios e fazendo surgir a vila de São Paulo em meados do século XVI, os jesuítas que ali se instalaram com o intuito de catequizar a população indígena mal poderiam imaginar que aproximadamente quatro séculos mais tarde, aquele pequeno povoado se transformaria em uma metrópole. Tal feito só foi possível graças a cultura cafeeira e a emersão industrial na cidade.
Em meados do século XIX iniciam-se as obras da atual Estação da Luz e da São Paulo Railway para o transporte do café. Engenheiros e operários britânicos chegaram à cidade a fim de trabalhar na construção. Para abrigar tal mão-de-obra, foi construída então uma pequena vila, conhecida como "Vila dos Ingleses".
Nas primeiras décadas do século passado, o conceito de "vila" ficou bastante famoso como habitação social e servia como abrigo da classe proletária, que crescia exacerbadamente com o emergir industrial. Como melhor exemplo temos a "Vila Economizadora", que continua viva até os dias atuais.
O bairro da Luz -que, originalmente fazia parte do conjunto de bairros operários, inlcuindo o Brás, o Bom Retiro, a Mooca, a Lapa, entre outros- é um sítio onde se encontra um grande número de patrimônios históricos e culturais tombados na cidade.
Pensar no nome do bairro é associá-lo rapidamente à Estação Luz que Foi edificada entre os anos de 1895 e 1901 para abrigar a São Paulo Railway Company e também utilizada para o transporte do café para o porto de Santos. Hoje é parte integrante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô de São Paulo.
A estação abriga o Museu da Língua Portuguesa. Inaugurado em 20 de março de 2006, o museu possui um acervo inovador e predominantemente virtual, combinando arte, tecnologia e interatividade. É composto das mais diversificadas exposições nas quais são utilizados objetos, vídeos, sons e imagens.
Em frente à estação encontra-se o Jardim da Luz, o primeiro parque público de São Paulo. Possui playground, alamedas, pequenos lagos e um aquário subterrâneo além dos jardins com vegetação diversificada com espécies exóticas e nativas.
Ao lado do jardim fica a Pinacoteca do Estado de São Paulo, um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Projetado por Ramos de Azevedo no início do século passado, o museu passou por uma reforma em 1990 conduzida por Paulo Mendes da Rocha. A pinacoteca abriga o maior acervo de arte brasileira, além de pinturas e esculturas oitocentistas.
A Pinacoteca também administra a Estação Pinacoteca, antigo prédio, que originalmente abrigava armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana. O edifício foi totalmente reformado a fim de receber parte do extenso programa de exposições temporárias do museu
Ainda no Largo General Osório, encontra-se a Estação Júlio Prestes. Inaugurada em 1972, recebia a Estrada de Ferro Sorocabana, cuja função era transportar café do sudoeste e oeste paulista e norte do Paraná para a capital. A antiga estação ficava ao lado da Estação da Luz, o que possibilitava o bandeamento do café para a São Paulo Railway. A atual estação foi projetada por Cristiano Stockler das Neves em 1925.
...