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TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO IV

Por:   •  15/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  509 Visualizações

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[pic 1]FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS

        CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

                    TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO IV

      LUÍS GUILHERME ALBUQUERQUE

DISSERTAÇÃO: DE STIJL

MURIELE FERREIRA VIEIRA

MARÇO DE 2016

PATOS – PB

MURIELE FERREIRA VIEIRA

DISSERTAÇÃO: DE STIJL

Trabalho apresentado ao professor Luís Guilherme Albuquerque responsável pelo componente curricular Teoria e História da arquitetura e Urbanismo do curso de Arquitetura e Urbanismo, correspondente ao semestre 2016.1 para fins de obtenção de nota no que diz respeito a I Unidade da mesma.

MARÇO DE 2016

PATOS – PB

CONTEXTO HISTÓRICO

        Após a 1º guerra mundial, a Europa estava totalmente arrasada, então houve a necessidade de reestruturar uma nova sociedade destruída filosoficamente, física, espiritualmente e psicologicamente. Ou seja, essa nova consciência traz como construir essa nova sociedade.

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Figura 1: 1º Guerra mundial.

Fonte: g1.globo.com

INTRODUÇÃO

        O De Stijl foi um Movimento Holandês que teve início em 1917 a 1931, que se destacam 3 fases e que não durou mais de quatorze anos, teve como principais artistas: os pintores Piet Mondrian e Theo vam Doesburg e o ebanista e arquiteto Gerrit Rietveld.

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Figura 2: 1º Piet Mondrian.          Figura 3: Theo vam Doesburg.          Figura 4: Gerrit Rietveld.

      Fonte: hilobrow.com                      Fonte: tipografos.net                          Fonte: entoen.nu

O manifesto do De Stijl, exigia um novo equilíbrio entre o Individual e o Universal, que resumidamente significa o equilíbrio entre a vida e a arte, onde deixam de ser domínios separados. Segundo Frampton, “É por isso que a “ideia” da “arte” como uma ilusão separada da vida real deve ser banida.”.

O Neoplasticismo, significa a nove arte plástica, e os seus fundadores acreditam na reforma da arte e da cultura, sempre a favor do desenvolvimento, do progresso e do avanço, eliminando as formas naturais e trazendo as formas geometrizadas, de uma forma mais limpa, acessível e rápida.

O surgimento das primeiras formas de Mondrian, que consistem em linhas horizontais e verticais quebradas, com as cores primárias veio depois de seu retorno à Holanda proveniente de Paris.

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Figura 5: Neoplasticismo.

Fonte: hilobrow.com

1º FASE

Na primeira fase houve um equilíbrio entre o individualismo e o universalismo, teve a influência de Berlage e Wright. Ainda na primeira fase Van Doesburg recebeu convite de Gropius para juntar-se a Bauhaus, porém a breve permanência de Van Doesburg em Weimar em 1921 provocou uma crise dentro da Bauhaus.

Mondrian surge com um novo ponto de partida, com planos flutuantes, retangulares e coloridos ainda em duas dimensões, essa composição com planos de cor no fundo branco, em 1917, chegariam a uma estruturação linear.

 

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      Figura 6: Composição com planos flutuantes                         Figura 7: Cadeira Rietveld.

               Fonte: anny-bello.blogspot.com.br                                   Fonte: mondomoda.org

Na verdade houve muito pouca arquitetura neoplástica antes de 1920, quando apareceu a primeira obra de Rietveld. Em 1917 surgiu a famosa criação da cadeira vermelha/azul de Rietveld (ilustrada na figura 7). Uma simples peça de mobiliário, ofereceu a primeira oportunidade para a projeção da estética neoplástica em três dimensões.

2º FASE

A maior importância para a segunda fase foi o encontro entre Van Doesburg com Lissitzky, que em 1922, Doesburg convida Lissitzky a tornar-se membro do De Stijl.

Em 1923 Rietveld começa no projeto e detalhamento da Casa Schroder-Schrader de Utrecht, uma das maiores obras deles. Pois a casa era elementar, não-monumental, dinâmica e econômica.

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       Figura 6: Casa Schroder-Schrader de Utrecht.                   Figura 7: Interior da casa Schroder.

                         Fonte: inhabitat.com                                                   Fonte: inhabitat.com

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