Trabalho Elaboração Da Prática Profissional
Por: gabrielyamorimd • 16/10/2023 • Trabalho acadêmico • 1.374 Palavras (6 Páginas) • 96 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
[pic 2]
PRÁTICA PROFISSIONAL
GUARULHOS
ELABORAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
NOME SOBRENOME (Arial fonte 12)
PRÁTICA PEDAGÓGICA
PROFISSIONAL
(Arial, fonte 12)
[pic 3]
CIDADE (Arial, fonte 12)
ANO
ORIENTAÇÕES DE PROJETO DE INTERVENÇÃO
(Deverá seguir a ordem e instruções abaixo)
- TÍTULO
Xadrez como ferramenta pedagógica: Os Benefícios do Jogo Cooperativo para desenvolvimento intelectual e social.
- APRESENTAÇÃO
O jogo de xadrez no contexto escolar vem sendo uma importante ferramenta didática sendo um auxiliador do rendimento escolar, tendo em vista a promoção da integração nas escolas a qual contribui para o desenvolvimento dos alunos dentro e fora do contexto escolar, neste aspecto o jogo propicia habilidades intelectuais e estimula mudanças sociais (BARATA, et al., 2018).
Para Rezende (200) o Xadrez é considerado atividade muito importante permitindo o desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor, social, moral e a aprendizagem de conceitos, de forma que estimulada sua curiosidade, iniciativa e autoconfiança, proporcionando assim a aprendizagem o desenvolvimento da linguagem e do pensamento. Quanto ao papel do professor, ele ajudará as crianças e adolescentes a compreender os conteúdos e superar as dificuldades. Ao contrário dos demais jogos de tabuleiro, o xadrez pode ser direcionado a qualquer que seja o público, visto que tais características supracitadas podem e devem ser estimuladas em todas as idades, potencializa o convívio das diferenças e de aprendizagens recíprocas.
Estudiosos do Xadrez como Dutra, Borges e Santos (2012) ressaltam que o ensino e a prática do Jogo de Xadrez quando aplicado como instrumento pedagógico pode potencializar benefícios sócio educativos, tanto por provocar o exercício da sociabilidade, como o trabalho da memória, a autoconfiança e a organização metódica e estratégica do estudo.
Sobretudo o jogo de Xadrez pedagógico, pode ser trabalhado de forma que sejam evidenciados os valores éticos e morais, quando praticado durante o jogo padrões sociais diante do ganhar e perder, o respeito as regras expostas e ao aceitar os pontos de vistas diferentes, sendo esses fatores primordiais para a formação do aluno em âmbito escolar.
- OBJETIVOS
O Objetivo geral:
- Viabilizar um meio de interação entre os alunos e desenvolvimento intelectual de aprendizagem.
Os objetivos específicos:
- Proporcionar a descoberta da origem do jogo de xadrez;
- Estimular a concentração, memória e capacidade de estratégia;
- aguçar a criatividade e imaginação;
- Proporcionar o meio de interação entre os alunos;
- METODOLOGIA
Caracteriza-se uma proposta de intervenção prática que pretendeu trazer conhecimentos sobre o xadrez para os alunos. O trabalho envolve crianças na faixa etária de 7 anos matriculadas na escola >>>>>>>>>>>>> no município de campo grande ms.
As etapas desenvolvidas neste trabalho podem ser descritas da seguinte maneira:
1° etapa: realizo minha apresentação como professor e crio um ambiente dinâmico entre roda cujo objetivo é encorajar as crianças a dizerem seus nomes e de seus colegas, proporcionando um ambiente dinâmico e ganhando a simpatia das crianças. O principal objetivo dessa etapa é conhecer as crianças.
.
2° etapa: introdução do jogo com apresentação dos componentes básicos (tabuleiros e peças). O principal objetivo é atrair a atenção das crianças para o novo jogo.
3° etapa: História do xadrez. Através da utilização vídeo e um breve resumo sobre a história, estimulando assim a imaginação e auxiliando na fixação dos conceitos.
4° etapa: através de um tabuleiro de xadrez disponível no pátio da escola ensinar os movimentos de cada uma das peças do jogo (peão, cavalo, bispo, torre, dama e rei) e seu valor estratégico durante a partida. Nesta etapa será estimulada a imaginação e fixação dos conceitos.
5° etapa: ensinar as regras completas do jogo, com valores relativos das peças, mates elementares, etc. Aqui as crianças são estimuladas a elaborar raciocínios e o jogo é usado como ferramenta auxiliar na alfabetização.
6° etapa: aplicação de atividades pedagógicas relacionadas ao aprendizado do jogo.
7° etapa: execução de práticas que incentivem o desenvolvimento do grupo de crianças como um todo. Nesta etapa as crianças podem atuar em equipes utilizando um tabuleiro existente no pátio da escola, possibilitando a tomada conjunta de decisões e exercitando a socialização a solidariedade quando a decisão do grupo não for a melhor e jogando as partidas em duplas.
- CRONOGRAMA
O cronograma detalha o tempo estimado, por etapa, para que a intervenção proposta seja concluída. Expressa a compatibilização das atividades propostas com o tempo previsto para a realização do projeto como um todo. Deve ser formulado na forma de quadro, com identificação das etapas e divisão de tempo por período, de acordo com a extensão do projeto, bem como os responsáveis pela realização de cada etapa/ação.
Exemplo:
O que fazer? | Quando Fazer? Datas: | Responsáveis: |
1° aula (etapas 1,2 e 3) Envolver o jogo e suas peças em uma história, transformando as peças em personagens. As aulas consistirão primeiramente apresentando as peças e o tabuleiro Quais são as peças? Seus movimentos? Quantidade de peça de cada lado? | 11/05/2023 | Estagiário Victor |
Pratica (etapas 4,5,6 e 7) | 12/05/2023 | Estagiário Victor |
- RECURSOS NECESSÁRIOS
Os recursos serão disponibilizados pela escola, salas Tabuleiro do patio, tabuleiros manuais, datashow.
Os recursos pessoais materiais para fixar como resumos impressos sobre as informações do jogo.
...