Tratados Arquitetônicos: Andrea Palladio, Giácomo Vignola, Vincenzo Scamozzi.
Por: hiagobraz • 22/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.642 Palavras (7 Páginas) • 700 Visualizações
[pic 1]
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FEIRA DE SANTANA
BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
RESUMOS
Hyago Barbosa Braz
Feira de Santana
2015
Tratados Arquitetônicos: Andrea Palladio, Giácomo Vignola, Vincenzo Scamozzi.
Período Renascentista foi composto por vários estudos, ideias e teorias em diversas áreas da sociedade. Na arquitetura não foi diferente, como exemplo temos os Tratados Arquitetônicos, teorias que foram desenvolvidas afim de aprimorar as técnicas, e os conhecimentos já adquiridos sobre a arquitetura, não com intuito de supera-las, e sim com objetivo de complementa-las.
O estilo arquitetônico renascentista surgiu após o ‘’ desaparecimento’’ do estilo Gótico, iniciando-se por volta do século XV período considerado como a primeira fase do renascimento e no século XVI a segunda fase.
Nesse novo período utilizou-se do resgate de elementos da arquitetura grega e romana, para criar um novo estilo, que atendesse às demandas da razão humana e substituísse as necessidades místicas predominantes até o período medieval. Os principais elementos da arquitetura renascentista foram:
- A valorização da cultura greco-romana, como paradigma no plano intelectual e artístico;
- O Antropocentrismo;
- O Universalismo (a busca de um padrão intelectual que transcendesse as fronteiras nacionais);
- A importância da Natureza e de seus fenômenos;
- O racionalismo e o espírito crítico, que se traduziram na adoção da observação e de métodos experimentais.
No período Renascentista destacaram-se alguns artistas e arquitetos que deixaram um legado de suma importância para o desenvolvimento e aprimoramento da arquitetura, dentre eles podemos destacar Andrea Palladio, Giácomo Vignola, Vincenzo Scamozzi.
- Giacomo Vignola: Um dos grandes arquitetos Maneiristas do Século XVI, iniciou seus trabalhos como pintor, foi responsável pela publicação de dois livros que ajudaram a formular os cânones do estilo clássico na arquitetura (Regras das 5 Ordens da Arquitetura – 1562 e Duas Regras da Perspectiva Clássica – 1583). Vignola, destacou-se na Arquitetura Italiana pelo equilíbrio entre o classicismo e a liberdade de composição, por conta disso, juntamente com Sebastiano Serlio e Andrea Palladio, eram considerados os principais divulgadores do estilo italiano pela Europa.
- Vincenzo Scamozzi: Eescritor e Arquiteto Italiano, contribuiu para a elaboração do Tratado L’ Idea Della Architettura Universale, que trazia a ideia de uma Arquitetura Unoversal.
-Andrea Palladio: destaca-se por trazer formas inovadoras de aplicação das proporções e medidas áureas e a forte valorização cromática do claro e o escuro para os efeitos pictóricos do conjunto arquitetônico.
A Introdução do Renascimento em Portugal
O Renascimento é considerado como movimento cultural que marca a transição da idade média para a idade moderna, o seu surgimento se deu de forma gradual ocorrendo de forma diferente em casa localidade. O renascimento em Portugal ocorreu de forma tardia, ele nasceu da mistura do estilo gótico com as novas inovações que surgira no século XV, destacando-se mais como forma ornamental associada à arquitetura da última fase do gótico.
BRAMANTE E O APOGEU
Donato de Pascuccio d´ Antonio, nasceu em 1444, em Monte Asdruvaldo, perto de Urbino, e morreu em Roma em 1514. O seu primeiro registro na área da arquitetura foi em 1477, ao decorar a fachada do Palazzo del Podestàat Bergamo comum friso com afrescos de filósofos.
Ele é considerado como o primeiro arquiteto e pintor italiano do Alto Renascimento, transformando o estilo clássico do século XV em uma forma grave e monumental, que representava o ideal para arquitetos posteriores. Seu trabalho representa o enlace com as formas quatrocentescas e a iniciação das novas formas arquitetônicas.
Bramante estudou pintura e trabalhou posteriormente em Milão (1477-1499), tentando conciliar a cultura humanista se estabeleceu em Florença com o novo movimento artístico que iria surgir na cidade de Milão. Perito em desenho, utilizava a perspectiva, geometria e o uso das proporções.
O APOGEU: Bramante foi também o criador do Cinquecento, que nos últimos quinze anos de sua vida, seria o criador da arquitetura do Renascimento Pleno. Com a sua ida para Roma, a sua obra sofre uma verdadeira evolução tornando-se uma das mais influentes da sua época.
O princípio básico da estética cinquencesca é a avaliação do racionalismo das formas arquitetônicas; e assim a decoração, sem renunciar a ela, tem um caráter secundário, existe uma maior preocupação com as proporções da edificação e com os problemas urbanísticos.
Leon Battista Alberti
Leon Battista Alberti nasceu em Génova, 18 de fevereiro de 1404, foi um arquiteto, teórico de arte e humanista italiano, filósofo da arquitetura e do urbanismo, pintor, músico e escultor. Leon Alberti conseguiu, de forma primorosa, aplicar sua concepção humanista do mundo e da História em seus projetos arquitetônicos:
- Valorizou a aplicação de conhecimentos de várias áreas da ciência na produção artística.
- Uniu aspectos artísticos da cultura antiga com a moderna.
- Usou elementos das tradições locais em suas obras arquitetônicas, aliando a modernidade às especificidades locais.
- Acreditava que a sociedade é produto das condições naturais, e que a forma urbana é produto da sociedade, sendo assim para ele, as condições geográficas influenciam na morfologia das cidades.
Com o ‘’ desaparecimento’’ do estilo Gótico, surge um estilo que expõe a nova maneira do homem daquele século ver o mundo, baseado no Humanismo e nos métodos da razão. É através dos Tratados arquitetônicos que eles expõem essa nova maneira de ver a arquitetura. Os Tratados italianos do século XVI são os de maior importância, pois traduziram a forma de viver a Renascença.
Alberti escreveu Tratados sobre todas as áreas em que atuou, propondo que os artistas buscassem no estudo científico, na história e na matemática, fundamentos para o seu trabalho. Escreveu o primeiro manual sistematizado de perspectiva, apresentando aos escultores normas de proporções humanas ideais. Alberti teve como objetivo principal, criar um método de concepção que permitisse a construção, não a reprodução, criando uma nova linguagem na arquitetura.
A Colonização Europeia no Mundo
O pensamento renascimento surgiu no período de inúmeras transformações e expansões territoriais europeias. É nesse momento que ocorre as expansões marítimas para outros continentes, com o intuito de novas descobertas e produtos que serviriam para o andamento da comunidade local.
...