TÍTULO: FOOD TRUCKS ÉTNICOS
Por: Giseli Fin • 5/11/2018 • Trabalho acadêmico • 879 Palavras (4 Páginas) • 265 Visualizações
[pic 1]
ARTIGO CIENTÍFICO
Planejamento Urbano e Regional
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
TÍTULO: FOOD TRUCKS ÉTNICOS
Escobar Bronzatto, Fabiana¹
Graduando em Arquitetura e Urbanismo - Unijuí
, Gisele²
Graduando em Arquitetura e Urbanismo – Unijuí
, Michele³
Graduando em Arquitetura e Urbanismo - Unijuí
, Tamara³
Graduando em Arquitetura e Urbanismo - Unijuí
RESUMO
O Turismo Gastronômico é aquele em que a gastronomia é a principal motivadora do deslocamento, como, por exemplo, no caso dos franceses apreciadores da boa comida, que não hesitam em atravessar a França para saborear a cozinha deste ou daquele chef famoso, também podemos citar o caso dos moradores da cidade de Caxias do Sul, RS, que aos domingos se deslocam para a vizinha cidade de Nova Petrópolis, para almoçar ou degustar um café colonial. A gastronomia, na sua relação com o turismo, envolve a compreensão de como organizar o espaço alimentar, para receber os visitantes.
Este trabalho de pesquisa, visa utilizar o turismo gastronômico como forma de aumento do turismo á Ijuí , manifestando uma proposta de inovação, na permanência do entretenimento étnico, ofertas de comidas típicas das 12 etnias que povoaram o município, com decorações e ambientes de cada cultura , localizados em diferentes pontos da cidade, nos fins de semana , alternando as etnias e funcionando durante onze meses. A proposta é posicionar diversos Food truck’s em lugares estratégicos. Serão oferecidos lanches, almoço, jantar e bebidas.
Palavras Chaves: Turismo gastronômico, lazer, alimentação típica, Ijuí,
- INTRODUÇÃO
É possível averiguar através de estudos e observações que a gastronomia é aliada na economia, tendo em vista que todo e qualquer evento obrigatoriamente possui um ato gastronômico, quando não é o principal. O que as tornam aliadas é o fato do prazer gastronômico atrair pessoas de todas as idades e de todas as partes, tendo o turismo como subproduto.
Segundo dados de 2013 do site da Folha, uma análise do instituto de pesquisa IBISWorld sobre o setor de venda de comida na rua mostrou que o segmento de “food trucks” foi o que mais cresceu nos últimos cinco anos: de 15%, passou a responder por 37% das receitas (o filão inclui barracas e vendedores de comida pronta). De acordo com a Associação Nacional de Restaurantes dos Estados Unidos, o setor deve arrecadar, neste ano, US$ 680,4 milhões (cerca de R$ 1,6 bilhão) em vendas. Apenas a partir de 2015 observou-se a popularização dos mesmos no estado do Rio Grande do Sul, mais pontualmente na região metropolitana de Porto Alegre , se difundindo para as cidades menores de forma lenta .
“O food truck é um fenômeno recente para o mercado gaúcho, mesclando gastronomia, cultura e lazer, sendo uma proposta criativa com cozinhas adaptadas em caminhões ou vans, que tem como objetivo aproximar o consumidor de uma gastronomia de qualidade oferecendo experiências que transcendem o simples fato de comer. (Verganti, 2012).”
No Artigo Gastronomia: patrimônio e identidade cultural , Dolores M. Rodriguez Corner afirma que : “ A cultura gastronômica constitui-se numa importante representação étnica da cidade, permeando o imaginário pelos sentidos: do olfato, paladar, gosto e visão.”
Segundo o Censo Demográfico de 2010 do IBGE o município de Ijuí possui 65,76% da sua população pessoas na faixa etária de 15 a 59 anos, essa faixa apesar de ampla demostra que a maior parte dos habitantes está na fase ativa da vida, onde buscam pontos de entretenimento , lazer e gastronomia. No entanto, devidamente registrados temos apenas 35 restaurantes, sendo a capacidade total de 4,5 mil pessoas sendo atendidas ao mesmo tempo, e nenhum desses locais oferece atrativos culturais para seus visitantes.
...