A Ética nas relações interpessoais
Por: RMSEMPRE • 12/2/2018 • Artigo • 954 Palavras (4 Páginas) • 530 Visualizações
INTRODUÇÃO
Um bom profissional deve carregar consigo os princípios éticos no decorrer da sua vida profissional, pois basta um descuido para que este ganhe no mercado à desconfiança.
A ética tem se tornado um assunto bastante discutido no dia-a-dia da sociedade e ainda assim podemos visualizar inúmeras fragilidades no que diz respeito à aplicação da mesma no exercício profissional.
Tendo como base o tema: A Ética nas relações interpessoais e profissionais, proposto pela instituição resolvemos trabalhar em nosso artigo: A Importância da Ética para a Construção da Boa Reputação do Contador trazendo uma abordagem teórica e transparente para estes profissionais.
Este trabalho busca responder o seguinte problema de pesquisa: Tendo por base os aspectos acima citados, vale ressaltar: Qual a contribuição da ética para reputação do contador?
O objetivo geral deste artigo é destacar a importância da ética nas relações interpessoais e profissionais e sua contribuição para a reputação do profissional contábil. Tendo como objetivos específicos, demonstrar a importância da ética para a boa visão da classe contábil e analisar como as relações interpessoais interferem na conduta ética profissional.
O estudo apresentará conceitos fundamentais sobre a ética reforçando a importância desta para a construção da boa reputação do contador considerando-se, que contabilidade é essencial nos dias atuais, pois, é através desta que são geradas informações sobre a situação organizacional, e essas informações tem influência direta nas tomadas de decisões por parte dos gestores.
A Justificativa do presente trabalho se dá pela necessidade de demonstrar que o respeito aos princípios éticos deve ser exercido em qualquer profissão, tendo em vista que sendo ético o profissional estará preparado para exercer sua função dentro da sociedade. Consideramos necessário problematizar a negatividade que a falta de ética trás para a reputação do profissional contábil.
Buscamos uma reflexão a respeito desta temática servindo de apoio para os profissionais da classe contábil com a finalidade de demonstrá-los como a ética deve se fazer presente em cada ação destes e como a mesma servirá como um diferencial competitivo além de contribuir para a boa imagem deste profissional.
REFERENCIAL TEÓRICO
• ÉTICA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E PROFISSIONAIS
Para falar sobre ética profissional, é preciso saber o que é a ética segundo alguns autores, segundo Vasquez (2012, pag. 23) “é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”. Para Marcondes (apud Arruda Pinho, 2012) significa um conjunto de costumes, hábitos e valores de uma determinada sociedade ou cultura. Ou seja, ética é a forma que o individuo se comporta na sociedade. Para Elaine Arantes (2011, pag. 14)
“Ética está presente na vontade e nas atitudes virtuosas de uma pessoa em relação a ela mesma e àqueles com quem convive. A virtude está presente nas relações em que se busca o bem comum. Assim sendo, a ética existe quando o indivíduo está na presença de outras pessoas, mas também, principalmente, quando está sozinho.”
A ética é uma das bases de formação profissional de um indivíduo e é demonstrada através de palavras e atos. É possível perceber que as empresas buscam valores éticos em seus colaboradores, que desempenhem sua profissão de acordo com os princípios daquele meio, dentro do que prevê a lei e conforme o código de ética da profissão, pois os objetivos e a imagem da mesma serão destacados a partir das ações de seus funcionários.
Quando falamos de ética profissional é necessário analisarmos as relações interpessoais do indivíduo,
...