A Auditoria Das Demonstrações Contábeis
Por: Lucas Candido • 8/6/2023 • Projeto de pesquisa • 2.513 Palavras (11 Páginas) • 72 Visualizações
QUESTIONÁRIO P1
PARTE I
- Conceitue auditoria.
— Técnica contábil que surgiu da necessidade de se garantir a veracidade das informações derivadas dos registros contábeis. OU
— Técnica contábil que consiste na verificação da exatidão e veracidade dos dados contidos nas demonstrações contábeis, por meio do exame minucioso dos registros de contabilidade de dos documentos que deram origem a eles.
- Qual o objeto da auditoria?
— Varia de acordo com o propósito:
™ Examinar a veracidade dos dados contidos nas demonstrações financeiras, seu objeto será as próprias demonstrações financeiras.
™ Verificar a confiabilidade dos controles internos, seu objeto serão os controles internos.
™ Garantir a credibilidade do sorteio em um concurso de loteria, seu objeto será o respectivo concurso.
- Qual o objetivo da auditoria?
— Aumentar o grau de confiança dos usuários em relação a seu objeto.
™ Interna: Avaliação e monitoramento da adequação e efetividade do controle interno, adicionar valor e melhorar as operações de uma organização
™ Externa/Independente: Aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Ela é expressa mediante opinião do auditor.
- Qual a finalidade da auditoria?
— É o auditor expressar uma opinião em cima dos estudos que ele faz sobre as demonstrações, a fim de aumentar o grau de confiança dos usuários.
- Quais são os tipos de auditoria?
— Das Demonstrações Contábeis: Tem como propósito expressar a opinião sobre a veracidade das informações contidas nas demonstrações contábeis.
— Gestão: Tem por finalidade expressar a opinião sobre a eficiência da gestão das operações e sobre a sua consistência com os planos e metas que foram orçados.
— De Sistemas: Tem por fim expressar a opinião sobre a qualidade dos sistemas de processamento eletrônico de dados e dos controles existentes no ambiente de tecnologia de informações.
— Fiscal e Tributária: Tem por objetivo expressar a opinião sobre a eficiência e eficácia dos procedimentos adotados para o controle, apuração e recolhimento de tributos.
- Explique auditoria externa/independente.
— Realizada por auditores independentes devidamente habilitados (contador habilitado no CRC) a verificar a exatidão e veracidade dos dados contidos nas demonstrações contábeis, por meio de exame dos registros de contabilidade e dos documentos que deram origem a eles.
- Explique auditoria interna/operacional.
— Aquela executada por auditores (no Br não há obrigatoriedade de ele ser contador) que integram o quadro de empregados da própria entidade a fim de auxiliar a administração no pelo funcionamento dos seus controles internos. Entretanto o poder público também tem auditoria interna, que além de auxiliar e garantir a fidedignidade no controle interno, visa fiscalizar outros órgãos de obrigações principais ou acessórias.
- Qual a responsabilidade da auditoria independente?
— Expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis com base na auditoria, conduzida de acordo com as normas de contabilidade internacional de auditorias.
- O que é independência na auditoria?
— Estado no qual as obrigações ou os interesses da entidade de auditoria são, suficientemente, isentos dos interesses das entidades auditadas para permitir que os serviços sejam prestados com objetividade.
— Quando se trata de auditoria interna, onde tal função não é independente da entidade, é preciso que para haver independência, o departamento de auditoria esteja hierarquicamente subordinado diretamente à alta cúpula da organização.
- Quais são as demonstrações contábeis sujeitas à auditoria?
— Balanço Patrimonial; DRE; DMPL; DFC; Demonstração do Valor Adicionado e NE.
- Quais são os princípios fundamentais no exercício da auditoria?
— Integridade: Refere-se ao compromisso do contabilista em ser honesto, íntegro e imparcial em suas atividades profissionais. Isso envolve agir com honestidade, evitando qualquer forma de fraude, corrupção ou comportamento antiético.
— Objetividade: Significa que o contabilista deve manter uma mentalidade imparcial e evitar qualquer conflito de interesses ao realizar seu trabalho. Isso implica em fornecer informações objetivas, precisas e imparciais, sem influências pessoais ou externas que possam comprometer a qualidade dos resultados.
— Competência e Zelo Profissional: O contabilista deve possuir o conhecimento, habilidades e experiência necessários para desempenhar suas funções profissionais com competência. Além disso, ele deve demonstrar zelo profissional, o que implica em realizar suas tarefas com diligência, responsabilidade e cuidado, buscando sempre aprimorar seus conhecimentos e se manter atualizado.
— Confidencialidade: Esse princípio estabelece que o contabilista deve manter o sigilo das informações confidenciais obtidas durante o exercício de suas atividades profissionais. Isso envolve proteger a privacidade e a confidencialidade dos dados e documentos dos clientes ou empregadores, evitando sua divulgação não autorizada.
— Comportamento / Contudo Profissional: Refere-se à necessidade de o contabilista agir de forma ética e profissional em todas as suas interações no ambiente de trabalho. Isso inclui manter um comportamento adequado, cortês e respeitoso com colegas, clientes, empregadores e a sociedade em geral. Também envolve evitar comportamentos que possam prejudicar a reputação da profissão contábil.
- Conceitue controle interno.
— Processo planejado, implementado e mantido pelos responsáveis da governança, administração e outros funcionários para fornecer segurança razoável quanto à realização dos objetivos da entidade no que se refere à confiabilidade dos relatórios financeiros, efetividade e eficiência das operações e conformidade com leis e regulamentos aplicáveis.
...