TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria dos Passivos

Por:   •  12/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Objetivos da Auditoria

Não se pode definir uma data precisa em relação ao surgimento da auditoria, entretanto, alguns autores supõem que seu nascimento se deu na Inglaterra por volta do século XVI devido ao seu grande desenvolvimento econômico à época. Tal crescimento econômico se deu em diversas formas, nas expedições marítimas, nos comércios terrestres, na exploração dos continentes e na cobrança de tributos. Dessa forma, podemos perceber que a auditoria surgiu a partir de uma necessidade em se verificar, controlar e validar as informações contidas nos relatórios contábeis.

Segundo Lopes de Sá, a necessidade de se guardar registros de todos os fatos ocorridos com toda riqueza patrimonial resultou em critérios de escritas em formas progredidas nas civilizações antigas. Podemos perceber que a partir desta necessidade, se deu origem ao controle e consequentemente se fez a necessidade em validar esses controles, resultando por fim, na auditoria.

Para Almeida, a técnica de auditoria evoluiu ao passo da expansão do mercado e com o crescimento da concorrência. Tal crescimento, trouxe a necessidade em se ter um maior controle sobre os procedimentos internos com objetivo em reduzir os custos inerentes à atividade.

Podemos conceituar auditoria como uma atividade multidisciplinar, que compreende várias formações profissionais para análises intelectuais, pormenorizadas em documentos concretos e idôneos. Essa atividade pode ser definida como a ação independente de um terceiro sob a contabilidade, com foco na emissão de comentários e sugestões sobre a contabilidade exercida na entidade.

O principal objetivo da auditoria consiste na comparação imparcial entre fatos concretos e desejados, com foco em expressar uma opinião ou a emissão de relatórios fundamentados sobre os procedimentos contábeis, administrativos, financeiros ou patrimoniais, dentre eles os pagamentos, prestações de contas, demonstrações contábeis, procedimentos fiscais, tributários e jurídicos. Seu propósito primordial é checar e contribuir para o controle do patrimônio, comprovando ou não a legalidade e legitimidade dos atos da gestão.

Assim, segundo definição do Conselho Federal de Contabilidade a auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada.

Segundo a NBC TA 200 (R1), o objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Já os objetivos gerais do auditor é obter segurança de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorções relevantes e apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBCs TA.

Dessa forma, o auditor utilizando as técnicas de auditoria poderá validar se as informações contidas nas demonstrações contábeis estão de acordo com as exigências legais. Em relação às contas do passivo que representam recursos de terceiros dentro da entidade, existe uma necessidade em se validar essas informações a fim de mitigar possíveis divergências, pois como dito anteriormente, o passivo é composto por capitais de terceiros.

Destarte, segundo Attie (2009) são objetivos da auditoria nas contas do passivo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com