A Concorrência Global e Vantagens Competitivas
Por: emartins02 • 30/8/2015 • Trabalho acadêmico • 5.613 Palavras (23 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CIÊNCAS CONTÁBEIS
1º SEMESTRE
Adriano Reis Alves RA 4979933443
Elaine de Fatima Martins Ribeiro RA 4300064084
Rafaela de Souza Salvador RA 4311810755
Taciane Cristine Manoel Januário Cesarino RA 4978931545
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PROFESSOR EAD. Walker Soares do Nascimento
PROFESSOR PRESENCIAL Adriana Cristina Barbosa Pires
PROFESSOR-TUTOR Edna de Almeida Rodrigues
Pindamonhangaba/ SP
2012
SUMÁRIO
Introdução 2
Capítulo I-
Gestão do Conhecimento 3
Definição 3
Capítulo II-
Gestão da Sustentabilidade na era do Conhecimento 4
Definição 5
Concorrencia Global e Vantagens Competitivas 6
Ambiente BA 8
Capítulo III-
Cluster 9
Aplicações para Cluster 10
Cluster Beowulf 11
Outros tipos de Cluster 13
Cluster Mosix 13
Finalizando 14
Coniderações Finais 15
Referências Bibliográficas 15
INTRODUÇÃO
A gestão do conhecimento ainda é muito pouco aplicada nas organizações brasileiras, mas nas ultimas três décadas este quadro tem sofrido grandes alterações tanto nas empresas publicas quanto nas privadas. As organizações passaram a dar mais importância na aquisição de capital intelectual e se conscientizaram da necessidade de rever seus modelos de gestão. Os fatores que motivarão tal mudança para as empresas privadas foram a competitividade e sobrevivência no mercado; no caso das empresas publicas a motivação foi o ato de cumprir com a sua missão ou seja, atender com eficiência e eficácia a sociedade.
Embora no Brasil as organizações tenham se esforçado para recuperar o tempo perdido de duas décadas de atraso em relação aos demais países, são poucas as empresas que sem a aplicabilidade da gestão do conhecimento sobrevivem no mercado globalizado e competitivo.
A estrutura básica é o conhecimento tácito e explicito que completam e interagem entre eles, e é a principal dinâmica da criação do conhecimento na organização de negócios. Os dois modelos de conhecimento constroem um espiral que dinamiza e faz com que uma empresa gere o conhecimento, uma vez iniciado o espiral a empresa dará continuidade, porem em níveis mais elevados.
A maior barreira das empresas para disseminar o conhecimento esta no fato de o colaborador reter o conhecimento, para diminuir tal tendência às organizações investe em processos de gerenciamento do conhecimento que tem por finalidade fazer com que o colaborador repasse o conhecimento adquirido através de treinamentos internos, espaços voltados a comunicação e bate papos informais entre colaboradores, o famoso BA também são grandes ferramentas utilizadas.
A gestão das competências é o elo entre conhecimento e estratégia, e engloba o conhecimento real, a habilidade, a experiência, redes sociais e os julgamentos de valor.
A gestão do capital intelectual criado pela relação entre capital humano, capital estrutural e capital de clientes é a soma do conhecimento de todos na organização.
Capitulo I
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Muitas empresas engajadas nos seus processos antigos perderam seu foco estratégico, suas capacidades de inovar e reciclar pelo futuro. Não levando a sério aspectos de aprendizagem, na forma de conhecimento tácito de seus funcionários. Para uma empresa se adequar é necessário uma organização de aprendizagem e conhecimento. Assim a empresa utilizara suas potências de capital intelectual para seus objetivos.
...