A FRAUDE CONTÁBIL MERCK & CO
Por: AndressaOliv • 29/8/2018 • Trabalho acadêmico • 2.926 Palavras (12 Páginas) • 424 Visualizações
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO – ESAGS
ANDRESSA RODRIGUES DE OLIVEIRA
FRAUDE CONTÁBIL MERCK & CO
SANTO ANDRÉ
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. HISTÓRIA DA EMPRESA 5
6
4. RESPONSABILIDADE SOCIAL 6
5. FRAUDE 7
7
5.2. Reações do Mercado 8
5.3. A reconciliação com a SEC 8
6. PROVIDÊNCIAS DO GOVERNO AMERICANO 8
7. GOVERNANÇA CORPORATIVA 10
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 14
1. INTRODUÇÃO
Recentemente vieram à tona vários casos de escândalos corporativos envolvendo a prática de fraudes contábeis, e que provocaram uma gama de efeitos negativos tanto para as próprias entidades, que em alguns casos, entraram inesperadamente em processo de falência, como para a sociedade como um todo. Indicando que nenhuma entidade está totalmente protegida dos efeitos adversos que as fraudes podem causar sobre suas atividades.
Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), mais especificamente a NBC T11 – Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis, fraude refere-se a um ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações financeiras. A fraude é um problema real no ambiente corporativo. O aumento do nível de competitividade entre as organizações, associado às estruturas financeiras cada vez mais sofisticadas das empresas, exerce uma pressão significativa nos executivos para obtenção de lucros no curto prazo, favorecendo a distorção intencional das informações contábeis presentes nas demonstrações financeiras, dando origem às fraudes na contabilidade da empresa.
Sabe-se que o objetivo da Contabilidade é fornecer uma informação correta e de qualidade aos usuários da informação contábil, permitindo-lhes conhecer a situação econômica, financeira e patrimonial da empresa, de modo a facilitar a tomada de decisões gerenciais. Porém, ao mesmo tempo em que a contabilidade é uma ferramenta vital para a gestão empresarial, a sua indevida utilização proporciona múltiplos prejuízos à sociedade como um todo. Isso se dá pelo fato de que, na preparação dos informes contábeis, existem princípios e normas a seguir, que compreendem elementos subjetivos, que por sua vez, requerem a elaboração de estimações por parte da empresa, possibilitando uma mesma realidade ser refletida de formas distintas. É o que muitos autores denominam de “Contabilidade criativa”, ela permite os executivos manipularem seus resultados financeiros conforme suas necessidades, fazendo com que, na maioria dos casos, essas manipulações proporcionem uma falsa impressão de alto desempenho e lucratividade, e uma boa oportunidade de investimento.
Além da manipulação das informações contábeis, as fraudes contábeis ainda são propiciadas por controles internos inadequados, crescente uso da tecnologia e pela conivência de contadores e auditores, colocando em questão a integridade moral destes últimos.
As fraudes contábeis dificilmente prosperam sem a participação ou a omissão de pessoas, através de atos, comportamentos ou atitudes inadequadas que promovem um contexto organizacional facilitador para a ocorrência do ato ilícito, muitas vezes, sem a devida análise das consequências dessas ações para a entidade.
2. HISTÓRIA DA EMPRESA
A Merck é a empresa da indústria química e farmacêutica mais antiga do mundo. Sua história tem seu início no século XVII, em 1668, quando a família Merck adquiriu uma farmácia na cidade de Darmstadt, na Alemanha. Neste local, Friedrich Jacob Merck produzia em pequena escala preparos farmacêuticos e químicos.
Depois de mais de um século de atividades, o pequeno negócio transforma-se em uma pequena indústria de medicamentos pelas mãos de Heinrich Emanuel Merck.
Em 1891, seu filho George Merck, funda a Merck & Co, subsidiária da empresa alemã, sediada em Nova York.
A escolha pelos Estados Unidos se deu pelo sucesso do negócio de exportação para os Estados Unidos. A família Merck acreditava que ter uma operação em um país para o qual já exportava seus produtos seria importante para a expansão da empresa, e o resultado não foi outro, os negócios da Merck cresceram rapidamente.
Porém, durante a 1ª Guerra Mundial, a empresa foi confiscada pelo governo americano devido à sua relação com a Alemanha. Após o término da guerra, George Merck retoma sua empresa, e desliga-se da empresa alemã, estabelecendo sua sede em Nova Jersey.
A Merck sediada em Darmstadt é a original e detém os direitos mundiais para o nome e a marca Merck.
Na década de quarenta, a Merck entra no mercado internacional devido à produção em larga escala do medicamento penicilina, além de outros medicamentos. Assim, começa o crescimento contínuo e acelerado da empresa.
No Brasil, a empresa chega no ano de 1952, a fim de realizar importação e distribuição de produtos farmacêuticos, químicos e veterinários. A subsidiária brasileira faz parte do grupo de empresas pertencentes à Merck de origem alemã, não possuindo nenhum vínculo societário com a americana Merck & Co.
3. PRODUTOS E SERVIÇOS DA MERCK & CO
A Merck possui uma história de tradição de 350 anos, a maior empresa farmacêutica conta com mais 56 milhões de clientes, pesquisas contra doenças gerais como diabetes e tireoide há mais de 60, além de medicamentos com grande popularidade como Claritin (loratadina), Clindal AZ (azitromicina), Cozaar (losartana) e Floratil, e vacinas contra Sarampo, Hepatite A e B e Herpes Zoster.
4. RESPONSABILIDADE SOCIAL
Em 2018 a Merck&Co faz 350 anos e em comemoração de Janeiro a Dezembro estão efetuando ações no mundo todo, as ações escolhidas foram as que refletem em três esferas, a saúde, meio ambiente e educação. As expectativas da organização é atender 60 países e realizar 350 ações.
...