A Fraude Contábil na WordCom
Por: Luitajai • 7/12/2017 • Resenha • 422 Palavras (2 Páginas) • 441 Visualizações
ANTONIO MARCOS QUEIROZ DA SILVA
FLAVIO DE PAULA
FLEDISON BRAGA
JULIANA MATTOSO CARNEIRO
LUCIANE DA SILVA JOSINO
WILQUERSON BARBOSA
Estudo de caso: Fraude Contábil na WordCom
Trabalho de avaliação da disciplina Governança Corporativa Ética Empresarial, do curso de Pós-Graduação/MBA de Gestão Financeira e Controladoria da Universidade Estácio de Sá.
Professor: Carlos Renato Bussinger Guerra
Universidade Estácio de Sá
Master of Business Administration
A WorldCom, empresa fundada em 1979, por meio da execução de uma estratégia agressiva de aquisições e fusões, tornou-se a segunda maior empresa de telefonia de longa distância nos Estados Unidos e uma das maiores empresas no fornecimento de tráfego de dados da internet.
De certa forma essas fusões e aquisições demonstravam um árduo trabalho em gestão e contabilidade, para lidar com esse desafio de unir novas e velhas organizações em um negócio que funcionasse corretamente a atender as normas contábeis, elucidou atenção para os aspectos financeiros das aquisições.
Todos os ativos, passivos e os demais fatores financeiros importantes, considerando as práticas contábeis corretas.
Na aquisição da MCI houveram indícios de que várias áreas de gestão não foram bem tratadas.
A integração das empresas não ocorreu de forma eficiente, e desta forma a empresa efetuou a interpretação errada das leis contábeis americanas enquanto preparava suas demonstrações financeiras.
De forma a evidenciar lucros de maneira crescente, a empresa apresentou milhões de ativos os colocando no resultado custos e despesas esperados para a empresa adquirida no futuro, resultando enormes prejuízos no exercício em andamento, porém a longo prazo, criava a falsa imagem de que a lucratividade da empresa apresentava melhoras.
Na aquisição da MCI a WorldCom utilizou de um artifício, o qual reduziu o valor contábil de alguns ativos em vários bilhões de dólares e alocou estes valores nos ativos intangíveis, registrando o nome da marca pela mesma quantidade e fazendo com que a empresa desfrutasse de falsos ganhos durante anos.
Esta fraude apresenta vários pontos a serem considerados, tais como:
Ausência de um código de conduta.
Ausência de política empresarial.
Ausência de transparências de suas despesas.
Ausência de governança corporativa disseminada a todos os colaboradores.
A alta direção usando de recursos da empresa em benefício próprio.
Desta forma evidencio que a falência da WorldCom não ocorreu somente pela fraude dos números contábeis,
...