A Introdução à Escrita Acadêmica
Por: João Elias • 12/8/2020 • Bibliografia • 750 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
Página 1 de 3
Introdução à escrita acadêmica (Aula 10, parte 1) 09/08/2020
https://youtu.be/Dyb8bOwZkXI
- Escrita acadêmica e leitura acadêmica não são atividades comuns, corriqueiras, exigem elementos técnicos. Exigem aspectos específicos.
- A escrita de um texto acadêmico exige uma escrita argumentativa, exige a leitura de textos do mesmo gênero. Vocês lêem?
- A leitura condiciona a escrita, se eu não leio bem (o que é significa ler bem?) eu não escrevo bem, principalmente textos argumentativos. No texto argumentativo há intertextualidade, entrelace de referências, argumentos, etc. Se eu quero escrever bem, eu preciso ler bem.
- Temas argumentativos devem ser desenvolvidos em tradições textuais, que devem ser retomadas pela leitura. Deve-se haver inovação mudança, nova contribuições, mas a partir de uma tradição, de uma escrita prévia.
- A leitura acadêmica já pressupõe a prática da escrita (fichamentos) a boa leitura produz escrita, notas, resumos, etc. É uma forma de sedimentar o conhecimento, de se introduzir no mundo da escrita acadêmica.
- Ao escrever de acordo com o modelo do fichamento, já estamos trabalhando a escrita de padrões expositivos argumentativos (a ficha não é qualquer coisa, não é uma escrita informal, sem normas, padrões a serem observados).
- Sintetizar com suas palavras aquilo que é central no texto lido (problema, tese/exposição e caminho argumentativo). Qual é o problema apresentado (aquilo para o qual o texto se volta)? O que o texto diz sobre o problema apresentado (é a tese, a posição). É isso o que o fichamento expandido deve reconstruir.
- Produção de fichas leva a fixar padrões expositivos argumentativos. O fichamento expandido, por exemplo, é um exercício de síntese em torno de 3 articuladores lógicos – problema, tese, caminho argumentativo. Isso se aplica a praticamente todo texto teórico.
- Fazer bem um fichamento expandido é meio caminho para se escrever um TCC. Portanto é importante o texto de registro de estudo (fichamento, fichamento expandido, notas, durante ou depois da leitura. Eles vão fixar o material lido e permitir a consulta tempos depois da leitura).
Introdução à escrita acadêmica (Aula 10, parte 2)
https://youtu.be/fYoGkpYhcVE
- As notas e fichamentos não são o objetivo final do estudo ou da pesquisa, são uma etapa inicial para algo mais elaborado. Textos de circulação pública: veiculação dos resultados do estudo ou da pesquisa, com por exemplo o TCC.
- Dificuldade: passar dos textos de registro para os textos de circulação. Textos de circulação pressupõe um público, leitores, ou seja, é um texto em que você precisa se fazer entender, comunicar. O autor precisa se fazer entender através do texto.
- A comunicabilidade é algo central, deve estar presente desde o início da escrita: Quem vai ler? Estou me fazendo claro? O texto está compreensível apenas pelo texto?
- Seja claro, não se fascine por uma escrita rebuscada, complexa, você pode tornar seu texto ininteligível. É preciso fazer BEM o básico – Meu texto é inteligível, meu leitor consegue ler e compreender o texto.
- Ao longo do semestre vamos trabalhar com um modelo para orientar a escrita argumentativa. Para escrever você deverá ser capar de ler bem, avaliar e interpretar, clarificar o texto lido. No nosso TCC nós desejamos clarificar o tema, interpretá-lo.
- Níveis da exposição argumentativa: interpretar/clarificar, avaliar, propor. Vamos treinar o nível interpretativo.
- Por que interpretar? Textos acadêmicos são complexos, não são tão óbvios, não é como ler posts na internet, um jornal ou revistas de grande circulação. São densos, complexos, nem tudo está claro aparentemente.
Introdução à escrita acadêmica (Aula 10, parte 3)
https://youtu.be/5Nq1_7pYdEc
- Não polarizar o texto (O autor estar certou ou errado?), fazer uma leitura mais ampla, atenta, clarificadora. Algo que chame a atenção no texto.
- Formular um problema interpretativo sobre um ou mais textos e construir um comentário que clarifique o assunto.
- Montar um problema interpretativo acerca do tema proposto, tornando visível um tópico cujo entendimento exige reconstruir trechos dos textos estudados. Atenção, o TCC não é um resumo, ela vai se desenvolver a partir da retomada dos textos relacionadas ao seu tema.
- Ao escrever ou ler uma introdução observe:
- Retomar de modo conciso o contexto do tema estudado;
- Formular, identificar o problema interpretativo, deve estar claro;
- Formular, identificar a tese interpretativa (iremos propor uma análise...);
- Apresentar a estrutura do texto que se segue.
- Cumpra o que você prometeu na introdução (ou resumo). A conclusão retoma sua posição já anunciada no texto.
- Pensar um tema para iniciar a busca de referência teórico a ser lido e fichado para construção do Projeto de pesquisa a ser entregue no final da disciplina.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com