A Transparência da gestão fiscal
Por: gcandre • 29/6/2015 • Resenha • 935 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância 1 |
Unidade de Aprendizagem: Responsabilidade Fiscal
Curso:
Professor: Luiz Selhorst
Nome do estudante: Giovani Carlos André
Data: 09/04/2015
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
O termo “transparência da gestão fiscal” é empregado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, no sentido de conferir efetividade ao princípio da publicidade, que norteia as ações da administração pública. A efetividade é um conceito que permite expressar o impacto de uma programação na solução de problemas, relacionando-se com os resultados propiciados e também com as consequências desses sobre a realidade. Com base nos estudos da UA, no texto “O princípio da eficiência na administração pública brasileira” (disponível no link <http://jus.com.br/artigos/25399/o-principio-da-eficiencia-na-administracao-publica-brasileira>) e nas pesquisas que entender necessárias para melhorar seu entendimento, responda aos seguintes questionamentos:
- No que consiste o princípio da publicidade?
- Qual o princípio que garante a efetividade da publicidade?
Apresente sua resposta de forma fundamentada em um texto de no mínimo 20 linhas.
R: No que diz respeito ao princípio da publicidade a própria lei de responsabilidade fiscal trás um avanço significativo para tal princípio, pois vem com a ideia de responsabilidade na gestão fiscal, onde espera-se do administrador público ações planejadas e transparentes, que previnam riscos e tende a medida do possível corrigir desvios capazes de afetar o bom desempenho na administração pública.
Dentre tantos avanços que a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) trouxe, o alicerce da transparência se tornou fundamental para o efetivo controle social, por meio do qual colocou diversos mecanismos de cunho democrático, entre os quais merecem destaques: a participação em audiências públicas, ampla divulgação das informações gerenciais, através do Relatório Resumido de Execução Orçamentária, do Relatório de Gestão Fiscal, bem como seus anexos de Metas e Riscos Fiscais.
Nesse interim, conforme a Constituição da República nos colocar através de seu art. 37, particularmente em seu princípio da publicidade, onde de maneira breve, coloco, que o referido princípio é definido como a divulgação oficial do ato, para conhecimento público e início de seus efeitos externos, formando sem dúvidas o requisito da eficácia e do controle da moralidade dos atos administrativos, especialmente no tocante ao aspecto financeiro.
E por fim, dois princípios que estão diretamente ligados a efetividades da publicidade são: a legalidade e a transparência, porque nada adiantaria ser publicadas informações ilegais, ou melhor ainda, informações publicadas de difícil entendimento, para ser efetivo o princípio da publicidade ele deve ser legal e principalmente de fácil compreensão da informação, favorecendo o acesso da população para o efetivo controle social.
Questão 2
Não há dúvidas de que a Lei de Responsabilidade Fiscal foi implementada com o objetivo de promover a transparência da administração pública e também o crescimento econômico e social do nosso país. Para atingir esse propósito, a LRF determina a publicação de alguns relatórios, que por serem de difícil interpretação, existem algumas organizações que se especializam em interpretar e publicar os dados de forma que o cidadão, de maneira geral, possa entender. Entretanto, é necessária a fiscalização dessas organizações, no sentido de verificar se não existem interesses políticos ou particulares que possam estar manipulando as informações, em prol da corrupção, do desvio de recursos e em detrimento da sociedade.
...