A importância dos princípios contábeis
Por: bia.mcz • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 255 Palavras (2 Páginas) • 823 Visualizações
A importância dos princípios contábeis
Os princípios contábeis são as normas básicas e fundamentais da contabilidade. Sua importância está diretamente relacionada à uniformidade da profissão, sendo assim um ponto de apoio para contadores em geral para que haja um controle permanente do patrimônio.
São sete os princípios contábeis: o da entidade, da continuidade, da oportunidade, da prudência, da atualização monetária, do registro pelo valor real e o da competência. Cada um tem sua própria importância e serve de guia para lidar com o patrimônio da empresa ou pessoa. Eles se relacionam entre si, como por exemplo, o princípio da atualização monetária que está contido no princípio do registro pelo valor real. Cada um trata de uma parte da contabilidade como registros, divisão entre patrimônio da empresa e dos sócios, valor da moeda do país e etc., sendo assim, cada um igualmente importante para o contador.
O princípio da atualização monetária não é mais tratado como principio contábil por ele está contido no principio do registro pelo valor real. Como ambos falam sobre moeda do país e valor, o primeiro não existe mais. O princípio da entidade trada da divisão entre patrimônio da empresa e dos sócios. O princípio da prudência diz que na dúvida, devemos colocar o passivo para mais e o ativo para menos.
Assim, como normas imutáveis, os princípios contábeis devem ser seguidos a risca para que haja um bom exercício da profissão contábil, pois tais princípios são como “o manual de instrução” do bom contador, levando-o a gerar resultados incontestáveis e interpretáveis por contadores em geral.
...