A norma internacional de contabilidade que define o método contábil do ativo imobilizado é a IAS 16
Por: thiagoav19 • 4/3/2016 • Projeto de pesquisa • 287 Palavras (2 Páginas) • 564 Visualizações
[pic 1] CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
Norma Internacional IAS 16
Atividades avaliativa, Contabilidade Internacional. Trabalho para composição de notas, sob a supervisão e orientação do professor
29 de Fevereiro
[pic 2] CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
Norma Internacional IAS 16
Alunos:
29 de Fevereiro
A norma internacional de contabilidade que define o método contábil do ativo imobilizado é a IAS 16.
Os temas principais abordados na IAS 16 são: I - o reconhecimento de ativos ; II - a mensuração dos valores contábeis , incluindo a depreciação e perdas por desvalorização; III- baixas/alienações.
O reconhecimento de um produto imobilizado no balanço como um ativo, ocorre se o mesmo for avaliado de maneira confiável e que também servirá para a geração de futuros benefícios econômicos para a entidade.
De acordo com Ernst & Young e Fipecafi, a IAS 16 não especifica o que deve ou não ser reconhecido individualmente no imobilizado". O que importa é avaliar de uma forma profissional para concluir o critério de imobilização.
No caso em que gastos com itens, incorridos por uma empresa, não atingem os benefícios futuros desejados do imobilizado, esses itens não podem ser capitalizados. Por isso a atenção deve ser despreocupada para reconhecimento no imobilizado somente quando os itens atendem aos critérios de reconhecimento.
Ainda assim, a IAS 16 é objetiva ao que pode ser capitalizado como custo no imobilizado. A norma define que os custos do imobilizado incluem " custos incorridos inicialmente para adquirir ou construir um item e custos subsequentemente incorrido para adicionar ou substituir partes ou com a manutenção do item." Caso os gastos não atendam os critérios de reconhecimento, devem ser registrados como despesa.
Bibliografia
...