AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
Por: Gilmara1995 • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.555 Palavras (7 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
[pic 3]
Itaberaba
2014
AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Ciências Contábeis da Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR para as disciplinas: Educação a distância; Contabilidade Geral; Fundamentos da Administração; Economia;Home,cultura e sociedade; Seminário Interdiscplinar I.
Tutor eletrônico:
Tutor de sala:
Itaberaba
2014
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 03
2 DESENVOLVIMENTO ....................................................................................... 04
2.1 As mudanças políticas e econômicas, edições de Leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil ..... 04
2.2 Medida macroeconômica e medida microeconômica ........................................ 04
2.3 A influência da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil 06
2.4 Os benefícios socioeconômicos das mudanças na microeconomia .................. 06
2.5 A carga tributária no Brasil x inabilidades administrativas: fundamentação sobre a causa mortis de empresas nacionais ................................................................... 07
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................. 08
REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 09
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho de produção textual individual do 1º semestre tem como tema Fundamentos em contabilidade e falaremos sobre o ambiente de negócios no Brasil.
A atividade consiste em construir uma produção textual a partir do tema ambiente dos negócios no Brasil, onde contêm os seguintes tópicos: As mudanças políticas e econômicas, edições de Leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil; Medida macroeconômica e medida microeconômica; A influência da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil; Os benefícios socioeconômicos das mudanças na microeconomia; A carga tributária no Brasil x inabilidades administrativas: fundamentação sobre a causa mortis de empresas nacionais.
Terá como base inicial da pesquisa os materiais didáticos recebidos ou disponibilizados na Biblioteca Virtual da Pearson. Serão utilizadas também outras fontes de pesquisa que embasem o desenvolvimento da produção textual.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 As mudanças políticas e econômicas, edições de Leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil
No mundo dos negócios as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem em todos os fatores da empresa. O cenário econômico do país afeta todas as possibilidades de negócio e a sobrevivência das empresas em nosso país. Os dois fatores mais importantes são: a questão da continuidade e os valores dos ativos e das ações.
O primeiro diz respeito ao panorama econômico, político e normativo do país onde é afetado pelas possibilidades de negócios e pela sobrevivência da empresa. A sobrevivência e consequentemente a continuidade das empresas do país tendem a ser comprometidas devido a governos incompetentes e incapacitadas para fazer o gerenciamento da economia do país. Essa forma estimula um bom ambiente de mercado e de negócios.
O segundo diz respeito aos valores dos ativos e das ações onde, elas tendem a perder o valor pelo fato de ter um ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios.
Observa-se que na atualidade uma economia mais aberta e interdependente tem muitas consequências sobre a atividade econômica: as transformações na produção, comercialização e financeiras são cada vez mais rápidas. Elas ocorrem de maneira mais intensa nos países desenvolvidos, e geram a necessidade de os países em desenvolvimento procurar caminhos para não perder as possibilidades de crescimento e desenvolvimento de suas economias. Nesse sentido dois temas são relevantes e merecem destaques, são eles: as transformações da globalização e a formação de blocos econômicos (MENDES, 2004).
2.2 Medida macroeconômica e medida microeconômica
A Macroeconomia, segundo Garcia e Vasconcellos (2002, p. 83), “estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio”.
A política macroeconômica, como toda política possui metas a serem atingidas. Dentre essas metas temos: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição da renda e crescimento econômico.
De acordo com Froyen (1999), a Macroeconomia é o estudo da economia como um todo, incluindo o crescimento em termos de renda, as variações nos preços e na taxa de desemprego. Procura oferecer políticas para melhorar o desempenho econômico e explicar os eventos econômicos.
A microeconomia se preocupa em estudar elementos mais simples do sistema econômico, como o consumidor individual, ou seja, a pessoa que se dirige ao mercado com uma determinada renda para adquirir bens e serviços. O consumidor e análise da procura. Outro exemplo do objeto de estudo da microeconomia é a unidade produtora tomada isoladamente, que passaremos a chamar de empresa. A empresa e análise da oferta.
...