APS 5 SEMESTRE CONTABEIS
Por: flarib • 3/6/2016 • Trabalho acadêmico • 22.922 Palavras (92 Páginas) • 694 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
APS 6º SEMESTRE
Ç
ASSIS/SP
2015
RUBNEY LUÃ BELLONI DOS SANTOS - RA: B7868E-9
VINICIUS BREDA FREIRIA - RA: B67CBB-9
FLAVIA RIBEIRO DE OLIVEIRA - RA: B843IE-6
HELTON RODRIGO DOS SANTOS - RA: T21431-9
JOYCE ALINE SOUZA - RA: B911B1-3
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS VI
CONTABILIDADE PÚBLICA E GOVERNAMENTAL
APS – Atividade Prática Supervisionada, apresentada como exigência para a avaliação das disciplinas do 6° semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista - UNIP, sob orientação dos professores do semestre.
Orientadora: Tiago
ASSIS/SP
2015
Sumário
INTRODUÇÃO 3
1. CONTABILIDADE PÚBLICA 4
2. ORÇAMENTO PÚBLICO E SUAS DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS 5
2.1 Plano Plurianual (PPA) 5
2.2 Lei Orçamentária Anual - LOA 6
2.2.1 Orçamento Fiscal 6
2.2.2 Orçamento da Seguridade Social 7
2.2.3 Orçamento de Investimento das Estatais 7
2.3 Ciclo de planejamento e orçamento 8
3. ESTÁGIOS DA RECEITA E DESPESA 9
3.1 Receita Pública 9
3.2 Despesa Pública 9
4. DESPESAS E ADIANTAMENTOS 12
4.1 Despesa de restos a pagar 12
4.2 Despesas de exercicios anteriores 13
4.2 Adiantamentos de suprimentos de fundos 15
5. NBCASP 18
6. ESTUDO DE CASOS 48
7. LANÇAMENTOS 59
8. RAZONETES 00
8. BALANÇO 00
9. CONCLUSÃO 00
REFERÊNCIAS 61
ANEXOS 63
INTRODUÇÃO
A partir dos conceitos estudados na Disciplina de Contabilidade Pública, a presente atividade será desenvolvida, a fim de compreender de que forma as operações em um ente público são realizadas e registradas em sua contabilidade, mais especificamente em uma Prefeitura de Tarumã e suas autarquias, onde analisaremos os principais conceitos da Contabilidade aplicada a esse setor, como orçamentos, peças orçamentarias, estágios de receita e despesas, Normas da Contabilidade, patrimônio, além de fatos decorrentes da funcionalidade desse setor em conformidade com a legislação pertinente.
- Contabilidade Pública
A Contabilidade Pública aplica-se como sendo o ramo da contabilidade que registra, controla e demonstra a organização e execução dos orçamentos. Registra a previsão das receitas, fixação das despesas e as alterações introduzidas, também examina as operações de créditos, exerce controle interno acompanhando passo a passo a execução, comparando-as e mostrando as diferenças, aponta seus relatórios finais, o resultado orçamentário e o seu reflexo econômico-financeiro, também mostra as variações patrimoniais, resultantes ou não da execução orçamentária, e evidencia as obrigações, os direitos e os bens.
É aplicada à Administração Direta dos entes públicos e Administração Indireta (Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista) dos entes públicos. Tem como objeto o Patrimônio Público que é o conjunto de bens e direitos, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não adquiridos, formados, produzidos recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou a exploração econômica por entidade do setor publico e suas obrigações.
Fornece informações aos seus usuários, ou seja, gestores públicos, cidadãos, fornecedores, por meio da explicitação do orçamento e dos eventos econômicos com base nos relatórios e nas análises desenvolvidas pelos contadores, auxiliando na tomada de decisão, além de disponibilizar à sociedade informações sobre recursos próprios arrecadados ou adquiridos de fontes de outras esferas como Governo Estadual ou Federal, e onde esses recursos estão sendo aplicados. Sendo assim o foco não está voltado ao lucro, mas sim na informação em prol da transparência e responsabilidade na Gestão Pública.
A contabilidade Pública adota o regime contábil misto, sendo o regime de competência para as despesas e de caixa para as receitas e possui quatro sistemas de contas que são: Sistema Orçamentário, Sistema Financeiro, Sistema Patrimonial e Sistema de Compensação.
- Orçamento Público e suas peças orçamentárias
O Orçamento Público é um instrumento de planejamento da ação governamental, aprovado por lei, contendo a previsão de receitas e a estimativa de despesas a serem realizadas em um determinado exercício, geralmente compreendido por um ano. No entanto, para que o orçamento seja elaborado corretamente, ele precisa se basear em estudos e documentos cuidadosamente tratados que irão compor todo o processo de elaboração orçamentária.
...