ATIVIDADE COLABORATIVA - GESTÃO DO CONHECIMENTO
Por: MATAVELES • 16/11/2016 • Trabalho acadêmico • 708 Palavras (3 Páginas) • 409 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
UNIDADE LUÍS ROSA
Ciências Contábeis
Autora:
Aline Braga Mataveles
RA 8411138050
ATIVIDADE COLABORATIVA
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Jundiaí, 21 de Maio de 2014.
Curso: Ciências Contábeis
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
UNIDADE LUÍS ROSA
ATIVIDADE COLABORATIVA - AVA
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Gestão do Conhecimento, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora (Maria Eliana de Souza).
Anhanguera Educacional
2014
Introdução
Este relatório tem como objetivo aplicar as teorias de gestão do conhecimento baseada no modelo de criação de Nonaka e Takeuchi, para consultoria a organização Casas Soberba o qual busca auxiliar a empresa que enfrenta atualmente dificuldades para algumas mudanças contemporâneas, portanto juntamente com uma equipe de consultoria estamos propondo algumas soluções.
Objetivos
Propor a organização a adquirir conhecimentos que contribuem para solucionar problemas através do modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi assim evitar a falência da Casa Soberba o qual até em seu nome fantasia já impõe algum tipo de crítica mesmo tacitamente, porém com a aplicação de simples mudanças podemos visualizar a prosperidade novamente.
Procedimentos
Atribuir à valorização do conhecimento tácito: buscar descobrir de cada colaborador em particular a função a qual detém prática cotidiana, demonstrando total capacidade a realizar esta função da forma eficiente o qual adquiriu com experiência de sua vida, este tipo de conhecimento é valioso, porém não é fácil ser descrito ou falado por isso procurar observar com atenção.
A criação do conhecimento organizacional: Alimentar a inovação na empresa, buscar atribuir o conhecimento através do processo o qual é dinâmico tanto de produtos, serviços quanto à parte de sistemas. Mobilizar a conversão do conhecimento de cada colaborador para tornar explícito.
Desenvolvimento
A organização Casa Soberba apresenta , segundo relatório que nos foi fornecido, ser uma empresa a qual mantém uma gestão familiar e conservadora, não há coragem para mudanças estratégicas, este fato vem contribuindo para o declínio de seu espaço no mercado, portanto iremos propor algumas ideias a qual pretendemos contribuir para a superação desta crise organizacional, podemos partir do principio com base nos quatro modos de conhecimento organizacional:
- Socialização: Primeiramente procurar entender se cada funcionário desempenha a função a qual possui conhecimento tácito e o transforma em explicito de forma eficaz e satisfatória para ele e para a organização.
- Externalização: Saber ouvir e propor sugestões para melhoria da empresa de forma organizada e coerente com a realidade apresentados para atribuir novos conceitos através da valorização das sugestões dos colaboradores, pois neste ponto ocorrem ideias que podem contribuir com a mudança geral da empresa.
- Combinação: Discutir essa ação realizada atribuindo prioridades entre outros fatos em reuniões semanais ou quinzenais de toda diretoria conforme a necessidade, onde poderão achar soluções rápidas e práticas através deste brainstorm, definir um processo padrão.
...