Ambiente de Negócios no Brasil
Por: Shymimony • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.692 Palavras (7 Páginas) • 128 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 As mudanças políticas e econômicas, edições de Leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil................................................................................................................4...4 e 5
2.1.1 Medidas Macroeconômicas 45 e 6
2.1.1.1 A influência da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil e Seus Benefícios Socioeconômicos 46
2.1.1.1.1 A Carga Tributária No Brasil x Inabilidades Administrativas.................4.6 e 7
3 CONCLUSÃO 78
REFERÊNCIAS 89
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho propiciará um assunto muito importante para a Contabilidade que é como está O Ambiente de Negócios hoje no País. Para entender melhor, neste trabalho serão tratados assuntos como: O excesso de burocracia, cargas tributárias, medida macroeconômica e medida microeconômica, mudanças políticas e econômicas benefícios e prejuízos, tudo isso influenciando na economia do Brasil e no mundo dos negócios gerando assim perdas para empresas nacionais.
- DESENVOLVIMENTO
A Economia é o estudo da alocação de recursos escassos, engloba a noção de como a sociedade utiliza os recursos para a produção de bens como valores e a forma como é feita a distribuição destes bens entre indivíduos. Pode – se dizer que o Brasil em comparação a outros países está atrasado em termos de transparência, simplificação e integração de processos de interesse das empresas nacionais, no que diz respeito à aquisição e renovação de licença para as empresas, cumprimento tributário e previdenciário, operação e importação.
- AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL.
As mudanças no Ambiente de Negócios atingem a todos, a questão é como fazer, desenvolver metodologias de inovação nas empresas que desvie dos problemas e ameaças e crie oportunidades e assim criar resultados que seja sustentável na empresa.
O excesso de burocracia e a falta de transparência nos serviços que estão sendo prestadas pela administração pública aos cidadãos, pessoas físicas e jurídicas, causam enormes danos que abalam diretamente a competitividade brasileira. Ao longo dos anos foram criadas maneiras de diminuir a burocracia, como, simplificar processos, aumentar transparência e melhorar o atendimento ao público.
As mudanças políticas e econômicas, edições de Leis, decretos e medidas provisórias refletem em dois fatores mais importantes, entre outros que existem. Uma delas é o fator da continuidade que olhando para o panorama econômico político e normativo do país afeta possibilidades e sobrevivência de uma empresa; governos desqualificados são incapazes de administrar a economia nacional de forma que compromete continuidade das empresas no país. Outro fator agravante é o valor dos ativos e das ações; onde em um ambiente político, econômico e normativo é desvantajoso ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.
Na Contabilidade, as mudanças políticas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias incidem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, assim como nos resultados apurados. São exemplos:
- a recente implementação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, nas quais houve mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade facilitando o entendimento por parte dos usuários;
- as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.
- Medida Macroeconômica.
A medida macroeconômica tem como meta aumentar o nível de emprego agregando a estabilização de preços, distribuírem melhor a renda, fazer crescer a economia. Ela se compõe de cinco mercados importantes:
- Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção juntamente ao nível de preços;
- Mercado de Trabalho: comporta a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determina a taxa de salários e o nível de emprego; - Mercado Monetário: analisa a busca e oferta da moeda pelo Banco Central que define a taxa de juros;
- Mercado de Títulos: analisa agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda;
- Mercado de Divisa: depende das exportações e das entradas de capitais financeiros, determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.
Uma vez que a empresa deve operar no ambiente macroeconômico, é importante que o Administrador Financeiro esteja ciente de sal estrutura institucional. Necessita estar atento nas conseqüências de diferentes níveis de atividade econômica e de mudanças na política econômica que afetam seu ambiente de decisão. Sem conhecer a economia o Administrador Financeiro não pode esperar obter sucesso financeiro para empresa, precisa perceber conseqüências de política monetária e a capacidade da empresa obter recursos e gerar receitas, precisa também conhecer as várias instituições financeiras e saber como estas operam para poder avaliar os canais potencias de investimento e financiamento.
...