Analise de custos
Por: anapaulaamaral • 4/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.240 Palavras (9 Páginas) • 1.064 Visualizações
Conceitos: pontos de equilíbrio
O ponto de equilíbrio é o momento em que o resultado das operações das empresas é nulo, ou seja, a receita total é igual à soma dos custos e despesas totais. Se a empresa operar acima desse nível, passa a ter um resultado positivo (lucro), abaixo desse nível o resultado é negativo (prejuízo). Então, o ponto de equilíbrio é o momento que a empresa não tem nem lucro e nem prejuízo, pois o resultado é nulo.
Ponto de equilíbrio contábil
O ponto de equilíbrio contábil representa o volume que a empresa necessita produzir para cobrir todos os seus custos e as suas despesas.
O ponto de equilíbrio contábil tem como utilidade principal fornecer a quantidade mínima que a empresa poderá produzir sem que entre no prejuízo. Quando a empresa trabalha um longo período de tempo produzindo apenas a quantidade de ponto de equilíbrio contábil poderá ocorrer que: ] manterá a sua estrutura atual e qualquer ampliação dependerá de capital de terceiros; ] a empresa não conseguirá ser agressiva no mercado e poderá ser absorvida ou sufocada pela concorrência
] Ponto de Equilíbrio Contábil - Tem como utilidade principal fornecer a quantidade mínima que a empresa poderá produzir sem que entre no prejuízo, ou seja, representa o volume que a empresa necessita produzir para cobrir todos os seus custos e as suas despesas.
- Ponto de equilíbrio financeiro
O ponto de equilíbrio financeiro nos fornecerá a quantidade mínima a ser produzida para que a empresa consiga honrar seus compromissos financeiros com terceiros. Existem alguns custos e despesas que não desembolsamos. Podemos exemplificar tais custos como a depreciação de máquinas e aluguel de prédio próprio. São valores que ficarão no caixa da empresa
Sendo o ponto de equilíbrio financeiro é o momento em que as receitas líquidas de vendas empatam com a parcela de custos totais.
] quando retiramos o valor da depreciação do custo fixo total, o seu valor diminuiu;
] com o custo fixo menor, a empresa precisa produzir menos para atingir o ponto de equilíbrio financeiro;
] o ponto de equilíbrio financeiro está localizado na área de prejuízo contábil da empresa. Com relação à situação da empresa ao longo do tempo, podemos afirmar que:
] quando a empresa opera produzindo apenas a quantidade relativa ao ponto de equilíbrio financeiro, terá um prejuízo igual ao valor da depreciação;
] se a empresa trabalhar por um período prolongado nesta situação, não conseguirá repor ou fazer a manutenção de suas máquinas. Desse modo, a empresa ficará sucateada;
] toda vez que a empresa produzir a quantidade do ponto de equilíbrio financeiro em períodos de baixa nas vendas, posteriormente deverá produzir a mais para cumprir as suas metas. Nesta situação, a empresa conseguirá manter seus pagamentos em dia, apenas com terceiros.
] Ponto de Equilíbrio Financeiro - Fornece a quantidade mínima a ser produzida para que a empresa consiga honrar seus compromissos financeiros com terceiros. Há alguns custos e despesas que não são desembolsados como, por exemplo, a depreciação de máquinas e aluguel de prédio próprio. Estes valores ficarão no caixa da empresa.
DEPRECIAÇÃO
A depreciação de bens do ativo imobilizado corresponde à diminuição do valor dos elementos ali classifi cáveis, resultante do desgaste pelo uso, ação da natureza ou obsolescência normal. Referida perda de valor dos ativos, que têm por objeto bens físicos do ativo imobilizado das empresas, será registrada periodicamente nas contas de custo ou despesa (encargos de depreciação do período de apuração) que terão como contrapartida contas de registro da depreciação acumulada, classifi cadas como contas retifi cadoras do ativo permanente (RIR/1999).
Ponto de equilíbrio econômico
Para a empresa determinar metas de vendas, surgiu o ponto de equilíbrio econômico
] precisamos produzir acima do ponto de equilíbrio contábil para atingir o ponto de equilíbrio econômico;
] quando a empresa atinge seu ponto de equilíbrio econômico, obterá um lucro igual ao seu retorno sobre o ativo;
] quando a empresa trabalha no ponto de equilíbrio econômico conseguirá cumprir suas metas de resultado
Ponto de Equilíbrio Econômico - Surgiu da necessidade das empresas estabelecerem metas de vendas e lucro, para determinarem um retorno sobre o capital investido. Esse retorno é calculado com base nos riscos da atividade e na comparação com o mercado financeiro
margem de segurança
Foram criados alguns indicadores para facilitar a visualização da situação financeira e operacional da empresa. Podemos definir Margem de Segurança (MS), como sendo o percentual que as nossas vendas podem cair sem que a empresa entre no prejuízo. Margem de Segurança (MS), então, é a diferença entre o volume de vendas com a empresa está operando e volume de vendas no ponto de equilíbrio. A Margem de Segurança pode ser calculada a partir da seguinte fórmula:
MS = RA – RPE x 100
RA
MS = Margem de segurança
RA = Receita atual
RPE = Receita no ponto de equilíbrio
alavancagem operacional
Outro indicador com o qual podemos contar é a Alavancagem Operacional, que nos mostra a relação entre o aumento de volume de produção e o aumento de lucro. A Alavancagem Operacional, então, é o efeito das variações de volume sobre o lucro.
Podemos calcular a Alavancagem Operacional pela seguinte fórmula:
Alavancagem Operacional = Porcentagem de acréscimo de lucro
Porcentagem de acréscimo de volume
Toda a vez que a alavancagem operacional for maior do que 1 (um) é bom para empresa, pois significa que o aumento no lucro é maior do que o aumento do volume de produção. É problema para a empresa quando a alavancagem operacional for menor do que 1 (um), porque estaremos tendo um aumento maior no volume do que o aumento no lucro.
outras formas de margem de contribuição
Margem de contribuição é a diferença entre o preço de venda e os custos variáveis.
Margem de contribuição total por produto
Para podermos calcular a margem de contribuição total de um produto, aplicamos a seguinte fórmula:
...