As Teorias das Financas
Por: Ibernon Macena • 17/6/2016 • Relatório de pesquisa • 256 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE[pic 1][pic 2]
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: TEORIA DAS FINANÇAS PÚBLICAS
PROFESSOR: WAGNER NÓBREGA
POLO: SÃO CRISTÓVÃO
ALUNO: IBERNON ALVES DE MACENA JUNIOR
MATRÍCULA: 201420058978
ATIVIDADE SEMANAL
- A) O que são as regulamentações de atividade publica? Cite um exemplo.
A regulamentação de atividades publica são aquelas em que o governo coloca em uma forma de parceria Publico/Privada. Por exemplo, a concessão de uma rodovia, onde a empresa mantém a qualidade da rodovia em troca de cobrança de pedágio.
- A) Referente ao Estado e o seu papel na sociedade, o que diz a corrente marxista?
A corrente Marxista dizia que a estrutura econômica era formada pelo modo como o homem transformava a natureza, ou seja como a riqueza era produzida e distribuída, a essa estrutura se deu o nome de base econômica, tal base dar origem as diferentes classes sociais, portanto segundo Marx o papel do estado seria reproduzir os interesses das classes dominantes.
- A) De que forma Shumpeter e Downs veem o processo político?
Os economistas Shumpeter e Downs veem o processo político pelas lentes da teoria econômica que se inspira na concorrência dos bens e serviços.
- Como é representada a Sociedade civil para Gramsci?
A sociedade civil é representada pelo “[...] complexo das relações ideológicas esculturais, a vida espiritual e intelectual, e a expressão política dessas relações.”(CARNOY, 1986, p. 93). É uma das partes da superestrutura institucional da Sociedade. O controle da sociedade por um grupo social ocorre principalmente pela hegemonia, mas também pela força.
...