Atps de Controladoria Etapa
Por: IOLANDA28 • 6/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.792 Palavras (8 Páginas) • 271 Visualizações
A Controladoria depende muito da parte contábil da empresa, e com isso confundem o Contador com Controller, pelo motivo de ter conhecimentos na área contábil. Mas além do conhecimento contábil possui uma visão econômica, financeira e estratégica da empresa, eles sabem através dos resultados realizados qual será a tendência dos resultados futuros da empresa.
As organizações necessitam está em constante renovação para se adequarem e compreender o cenário atual e suas tendências de negócio, é de grande importância para elaboração de estratégias bem definidas, atrelada ao controle eficiente é o caminho para que a organização cumpra com a sua missão. A controladoria, nesse contexto, gerencia informações de controle e avaliação de desempenho da organização, no qual motivam e coordenam ações de diversos gestores na tomada de decisão.
PADOVEZE, Clóvis Luis “a controladoria pode ser definida, então, como a unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da ciência contábil dentro da empresa, que através da ciência contábil e do sistema de informação de controladoria, é responsável pela coordenação da gestão econômica do sistema empresa.A Controladoria é um segmento da Contabilidade e surgiu para ampliar e disseminar o entendimento do processo de gestão. Essa área identifica a razão de ser de uma organização e quais fatores estão contribuindo, ou não, para a eficiência e eficácia de suas operações, de forma que se assegure a continuidade do negócio pela geração contínua de resultados econômicos favoráveis. O encarregado pela área de Controladoria em uma empresa é chamado de Controller ou Controlador. Tal área é considerada um órgão de staff, ou seja, de assessoria e consultoria, fora da pirâmide hierárquica da organização.”
Para um melhor entendimento dentro desse contexto da controladoria e sistemas de informações gerencias conversamos com a Srª Juliana Moreira Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Católica e especialista Gestão e Gerência em Controladoria, que atua como Controller por mais de 6 anos, na empresa Distribuidora de Alimentos São Brás na cidade de feira de Santana. A equipe fez algumas perguntas onde ficou claro a atuação da Controladoria e Controller no mercado de trabalho.
Vejamos:
(Equipe) Qual a missão da controladoria na sua empresa?
(Juliana Moreira) A controladoria na empresa que atuo atende as necessidades dos clientes e isto está explicito nos produtos e serviços oferecidos , missão deriva de suas crenças e valores. Para a entrega de bens e serviços a empresa é dividida em áreas de responsabilidade, onde são agrupadas as especialidades do conhecimento humano, que permite a otimização dos diversos processos úteis para desenvolver, e entregar os produtos e serviços aos clientes. Para que isso aconteça, é obtido informações que, em termos de enfoque sistémico, é o subsistema de informação, que pode ser classificado em duas grandes áreas:
A atuação do órgão Controladoria pode ser visto por duas vertentes: a primeira como unidade de negócio que facilita a disseminação das informações as demais unidades da organização para que consigam trabalhar suas estratégias; segunda, como um órgão da administração que procura alinhar o processo estratégico de decisões de cada área que compõe a organização, com o intuito de todos atingir os objetivos estratégicos da empresa.
(Equipe) Quais as principais funções de um Controller?
- (JULIANA MOREIRA) Resumidamente, posso destacar que o papel do Controller tem se expandido de um Contador voltado para atribuições básicas, para um profissional voltado para gerenciamento com habilidades interpessoais que o qualifica a interagir com outros departamentos, bem como gerenciar atividades de um crescente e bem preparado grupo de colaboradores. Não posso esquecer de mencionar que o papel do moderno Controller requer pelo menos muita experiência em administração e amplo conhecimento contábil, deve ser responsável por garantir a nitidez das informações e reportar-las aos maiores níveis da organização para o auxilio na tomada de decisão. É um profissional que tem amplo campo de trabalho e auxilia nas análises para a tomada de decisão empresarial. Umas das funções mais importantes de um controller é organizar todo o processo orçamentário da empresa, pois essa será a base para a elaboração de todas as análises mensais durante o exercício.
(Equipe) Quais os maiores desafios da profissão?
(Juliana Moreira) Os desafios são muitos entres eles o mercado competitivo, as grandes mudanças do mundo contemporâneo, todavia o profissional de Controladoria deve buscar adquirir conhecimento sobre todas as áreas, processos da companhia, ou seja, ele deve estar alinhado com as estratégicas da empresa e constantemente se atualizando.
(Equipe) Quais conselhos você daria para uma empresa que deseja implantar um setor de controladoria?
(Juliana Moreia) Qualquer implantação deve ter suas prioridades muito bem definidas. O orçamento deve ser bem desenhado para que ocorra os mínimos desvios e os que vierem a ocorrer é de extrema
importância os devidos esclarecimentos. Ter um profissional experiente e atualizado.
O setor de auditoria interna no departamento de controladoria
Auditoria Interna segundo a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) TI 01 “ a auditoria compreende exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações metodologicamente estruturados para avaliação de integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos”
Os trabalhos de auditoria interna tornam-se cada vez mais fundamental dentro das empresas, os ritmos dos trabalhos e da produção tornam necessário que as informações e os registros sejam feitos com rapidez, eficiência e principalmente com fidelidade.
A Auditoria Interna começou como uma função administrativa que era exercida por uma única pessoa e que consistia principalmente na verificação independente de contas, antes de seu pagamento. Com o tempo, evoluiu para uma atividade profissional altamente qualificada que se entende à avaliação da eficácia e eficiência de todas as fases das operações financeiras e não financeiras da empresa.
Objetivos da auditoria interna:
Examinar os meios usados para a proteção dos ativos e, se necessário, comprovar sua existência real;
...