TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BALANÇO SOCIAL FERRAMENTA DE DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS SOCIAIS

Por:   •  24/10/2016  •  Artigo  •  5.487 Palavras (22 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 22

BALANÇO SOCIAL: FERRAMENTA DE DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS SOCIAIS: Um Estudo de Caso na empresa Investico S/A.

                                                                                                     Autor: Misael Neres da Silva[1] 

                                                                                  Orientador: Samuel Antônio Basso Chiesa[2] 

RESUMO.

A exploração dos recursos naturais e sociais pelas empresas, nos últimos anos fez com que a sociedade começasse a cobrar uma postura que minimiza estes impactos e tornar mais justa a distribuição de suas rendas. Visando demonstra a responsabilidade social de uma empresa que atua na região central do Tocantins, e se a sociedade ao seu redor participa das atividades sociais desenvolvidas por ela e reconhece esta empresa como uma empresa que atua com responsabilidade social, foi desenvolvido este artigo mediante um estudo bibliográfico sobre o balanço social e importância de sua publicação, analise de um balanço social publicado, e um questionário respondido pela população das áreas afetadas por esta empresa. Após os resultados colhidos chegou a conclusão que a sociedade tem visto esta empresa como uma empresa que atua com responsabilidade social e ambiental, isso também e demonstrado no seu balanço social divulgado.

Palavra-chave: Praticas Sociais, Responsabilidade social.

ABSTRACT: 

The exploitation of natural and social resources by companies in recent years has caused the company to start charging a posture that minimizes these impacts and make more equitable the distribution of their lacy . Aiming demonstrates the social responsibility of a company engaged in the central region of Tocantins , and the society around you participate in social activities with her and recognizes the company as a company that works with social responsibility , this article was developed through a study literature on the importance of social stock and its publication , analysis of a social report published , and a questionnaire answered by the population of the affected areas by this company . After the harvested results came to the conclusion that society has seen this company as a company that works with social and environmental responsibility , and it also demonstrated in its social report disclosed.

Key-Words: Social practices, Social responsibility.

INTRODUÇÃO.

Após anos de exploração dos recursos naturais e sociais, a sociedade começou a refletir sobre adoção de novas praticas para equilibrar o econômico com o social. A partir dessa ideia as empresas têm buscado se adaptar a esse novo conceito chamado sustentabilidade, que segundo Almeida (2002, p.74) “é o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribui para o  desenvolvimento econômico melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”. Esse conceito até pouco tempo atrás era desconhecido por muitos, hoje com a sua expansão, as empresas estão gradativamente sendo, obrigadas a buscar alternativas de produção e prestação de serviços que agridam menos o meio ambiente.

Essa ideia vem se perpetuando pelo mundo desde o início do século XX, contudo foi somente a partir dos anos 60 nos Estados Unidos da América e no início da década de 70 na Europa, principalmente na França, Alemanha e Inglaterra, que a sociedade passou a cobrar das empresas mais responsabilidade social, e com isso as empresas viu a necessidade de adoção e divulgação de praticas sociais.

No Brasil, segundo Vladimir Rioli (1997) citado por Tinoco João E. P (2010) teve início no ano de 1961, em São Paulo com uma pregação sobre a responsabilidade social dos dirigentes de empresas pela ADCE (Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas), no entanto essa prática teve forças somente no início dos anos 80 com a iniciativa do IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), que nessa época era liderado pelo Sociólogo Herbert de Sousa que em 1997 lançou uma campanha para estimular a publicação dos balanços sociais e torná-las públicas, dando maior transparência da responsabilidade social nas empresas. O balanço social alia três grandes realidades, a humana, econômica e social, isso demonstra a importância de estudar e analisar um balanço social de uma companhia que publica suas ações sociais; e pesquisar se a sociedade em geral tem conhecimentos dessas atitudes sociais publicadas, sendo que o ele pode ser usado como instrumento gerencial, pois ele explica com maior clareza as informações neles contida, contudo o objetivo principal segundo o IBASE (2002) é tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente.

A divulgação do balanço social, não é obrigatória no Brasil, porém mesmo não sendo Sucupira (2003) diz que mais de 200 empresas divulgam seus balanços sociais conforme o modelo do IBASE. Embora nem todos cumpram todos os aspectos o que importa é o aumento da quantidade de  empresas com coragem e audácia de publicá-lo, tanto internamente quanto externamente. Mesmo que os números ainda não reflitam um quadro de excelência, é uma questão de tempo, pois se a empresa publica o balanço é porque tem interesse em melhorar. Sucupira (2003) ressalta ainda que o balanço social das organizações não poderá ser imposto, pois é uma maneira das empresas demonstrarem sua ética e o seu grau de comprometimento com o seu público externo, interno e o meio ambiente.

1.  REFERENCIAL TEÓRICO.

1.1 A Responsabilidade Social Da Contabilidade

O balanço social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social da corporação. No balanço social a empresa mostra o que faz por seus profissionais, dependentes, colaboradores e comunidade, dando transparência às atividades que buscam melhorar a qualidade de vida para todos. Uma definição conceitual a respeito do Balanço Social é dada por De Luca, citado por Araujo (2003, p. 85), “Instrumento de medida que permite verificar a situação da empresa no campo social, registrar as realizações efetuadas neste campo e principalmente avaliar as relações ocorridas entre o resultado da empresa e a sociedade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (383.9 Kb)   docx (106.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com