CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR : As principais características dos Elementos Patrimoniais do Terceiro Setor.
Por: adri14 • 12/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 2.268 Palavras (10 Páginas) • 324 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
Curso de Ciências Contábeis
Adriane Gonzaga Kuibida
Kamylla Souza
Katiane Nery Marco
Tatiane Souza
Thaís Fernanda
CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR : As principais características dos Elementos Patrimoniais do Terceiro Setor.
Cuiabá/MT
2017
Adriane Gonzaga Kuibida
Kamylla Souza
Katiane Nery Marco
Tatiane Souza
Thaís Fernanda
CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR : As principais características dos Elementos Patrimoniais do Terceiro Setor.
Trabalho Interdisciplinar apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Professora Adriana Soares
Cuiabá/MT
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO .....................................................................................................................3
- DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NESSE SETOR ....................................................13
- Balanço Patrimonial ........................................................................................................13
- Demonstração do Resultado do Exercício .....................................................................14
- Demonstração do Fluxo de Caixa ...................................................................................14
- Demonstração de Origem e Aplicação de Recursos ......................................................14
- Notas Explicativas ............................................................................................................15
- Demonstração do Valor Adicionado ..............................................................................15
- SUBVENÇÃO SOCIAL
- REFERÊNCIAS .....................................................................................................................27 1
- INTRODUÇÃO
Diante de um cenário econômico onde o Estado não consegue atender todas as necessidades dos cidadãos, acarretando num agravamento as carências sociais, observa- se o crescimento do Terceiro Setor, que de acordo com a Constituição Federal, art.6º, surgiu da incapacidade do Estado de cumprir com suas obrigações constitucionais: “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e infância, a assistência aos desamparados”. No entanto é de grande importância que os setores possam interagir para atender as necessidades de toda a sociedade.
Em qualquer instituição há necessidade de demonstrar com clareza e transparência seus resultados obtidos, mesmo voltado para o social, o terceiro setor também tem um processo econômico que precisa ser controlado e divulgado aos seus usuários, sendo a contabilidade uma ferramenta essencial para atender as necessidades do âmbito externo e interno e capaz de fornecer informações para tomada de decisão.
- CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR
Segundo ZANLUCA, as entidades do terceiro setor são aquelas quando o efeito é positivo não é destinado aos donos do patrimônio líquido e o lucro ou prejuízo são denominados de superávit ou déficit, respectivamente.
Na Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/1976) é explícito que a estrutura do balanço patrimonial é o pilar da contabilidade do terceiro setor, mas é necessário que se faça algumas adaptações referentes à nomenclatura de algumas contas a serem utilizadas.
A contabilidade nas entidades sem fins lucrativos não tem como objetivo somente a demonstração da origem e da aplicação dos recursos, mas também tem que obter a validação dos atos financeiros juridicamente.
De acordo com IUDÍCIBUS (2010), a contabilidade neste setor tem como objetivo prestar informações aos usuários para atender as necessidades do planejamento e do controle, independentemente de sua natureza, assim irá estabelecer objetivos e demonstrativos financeiros para auxiliar na tomada de decisão.
Por esse motivo a contabilidade contribui de forma significativa para o terceiro setor, principalmente na área de prestação de conta à sociedade, no desenvolvimento das atividades e nos processos decisórios. Portanto, ela busca informar os seus usuários sobre seu patrimônio líquido e suas alterações, dispondo de registros, análises, demonstrações e diagnósticos sob a forma de relatórios e pareceres.
- Patrimônio Líquido X Patrimônio Social
A definição básica do patrimônio líquido é a mesma tanto nas empresas quanto nas entidades sem fins lucrativos, a equação patrimonial também não se altera, mas o título é modificado. Ao invés de Patrimônio Líquido é Patrimônio Social, pelo motivo de pertencer à sociedade.
...