CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Por: Ana Flávia Soares • 11/5/2016 • Trabalho acadêmico • 284 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS
ANA FLÁVIA SOARES ARAÚJO
ANDRÉ FELIPE FALEIRO
ANYELLO GREGO
FABIOLA FERNANDES TEIXEIRA
FLAVIA MARIA
GABRIELA ANTUNES CAMPOS
GABRYELLE STHEFANY SOUZA
LUCAS GERALDO DA SILVA RESENDE
SARAH GONÇALVES COSTA
CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Credibilidade Fiscal
Divinópolis
2016
A credibilidade contribui para uma política fiscal mais eficiente, e está diretamente ligada ao alcance dos objetivos estabelecidos pelo governo ao adotá-la. Porém, para que haja o desenvolvimento da credibilidade é preciso, em um primeiro momento, a conquista de reputação, e é triste ver como em nosso país isso quase não existe. O Brasil se involui cada vez mais, principalmente quando se trata de assegurar a participação dos contribuintes. Nosso governo precisa reconquistar a sua reputação, pois um país com boa credibilidade torna sua economia menos sensível as instabilidades e aos choques externos.
No dia 24 de fevereiro de 2016 o Brasil perdeu o último selo de "bom pagador" imposto por uma empresa internacional, no mesmo momento o dólar operou em alta de R$4,00. Que país investiria em um país sem credibilidade alguma, onde a fama é de mal pagador, mal investidor?
Precisamos sair de nossa zona de conforto, “ir lá fora”, e nos enxergar como os outros veem, para então percebermos a real situação em que nos encontramos.
Mas o problema não se resume a Fisco mau X Contribuinte bom. Se há excessos nas autuações do fisco, há também empresários que procuram brechas na legislação para se desobrigarem do seu dever de recolher tributos, sob a desculpa de que o dinheiro público está sendo mal gasto (e realmente é), procurando justificar a evasão e a elusão fiscal. Ainda sim, somos dominados pelo governo, mas um erro não justifica o outro.
Se nosso governo pensasse em como credibilidade traria benefícios à economia como um todo, talvez nosso cenário nacional hoje, seria outro.
...