Centro de Serviços Compartilhados aplicado ao Setor Público como Instrumento de Eficiência e Melhoria dos Gastos Públicos: Um estudo à luz da Teoria dos Custos de Transação no Canadá, Reino Unido e Brasil
Por: David de Gabriela • 21/11/2020 • Resenha • 677 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Disciplina: Contabilidade Governamental
Professora: Maria Valesca Damásio de Carvalho Silva
Alunos: Gabriela Esther Sousa Castro
Turma: Mata de São João
Tutores: Lilian Silva de Carvalho e Deivson Vinicius Barroso
TRABALHO DA DISCIPLINA
Compreensão do artigo (aprovado e apresentado no Congresso Usp 2020):
“Centro de Serviços Compartilhados aplicado ao Setor Público como Instrumento de Eficiência e Melhoria dos Gastos Públicos: Um estudo à luz da Teoria dos Custos de Transação no Canadá, Reino Unido e Brasil”.
GABRIEL JESUS DE SOUZA
Universidade Federal da Bahia
MARIA VALESCA DAMÁSIO DE CARVALHO SILVA
Universidade Federal da Bahia
Com base na leitura do texto, coloque em 1 a 2 laudas quais as principais diferenças entre os sistemas compartilhados nas experiências relatadas no setor público dos 3 países citados.
PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DA DISCIPLINA
A partir do texto acima, você deverá produzir um texto descritivo, analítico e objetivo visando responder o solicitado. Para a construção desse texto, você deverá expressar o seu entendimento sobre a pesquisa (artigo) sinalizada.
O artigo “Centro de Serviços Compartilhados aplicado ao Setor Público como Instrumento de Eficiência e Melhoria dos Gastos Públicos: Um estudo à luz da Teoria dos Custos de Transação no Canadá, Reino Unido e Brasil” tem como objetivo principal analisar a aplicabilidade do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), como instrumento de eficiência e melhoria no setor público brasileiro, a partir da perspectiva da Teoria de Custos de Transação (TCT) e New Public Management (NPM). A proposta do artigo tem como objetivo geral analisar comparativamente os resultados do CSC aplicado ao setor público nos Governos do Canadá, Reino Unido e no Brasil, em duas empresas estatais (CORREIOS e PETROBRAS), e avaliar se a adoção de CSC no setor público brasileiro poderia resultar em eficiência e melhoria na qualidade dos gastos públicos.
O avanço da modernidade e da globalização exige da Administração Pública um melhor desempenho na prestação dos serviços públicos, dentre outras, essas exigências estão consubstanciadas através dos avanços dos mecanismos de controle social, promoção da accountability e ações de combate à corrupção.
No contexto internacional, observou-se uma tendência de concentração e compartilhamento de serviços e atividades públicas, visando melhorar o desempenho governamental, especialmente na qualidade e eficiência dos gastos, da qual emerge o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) aplicado ao setor público. O texto deixa claro que no Brasil não há experiência de implantação de CSC no âmbito dos governos federal, estaduais e municipais de entidades do setor público que prestem serviços típicos de Estado e estejam abrangidos pelas normas brasileiras de contabilidade aplicada ao setor público.
...