Contabilidade Pública e Governamental
Por: Claudiaregina201 • 21/9/2016 • Trabalho acadêmico • 4.901 Palavras (20 Páginas) • 641 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – 6º/5º semestre
Coordenador: Professor
Disciplina: Contabilidade Pública e Governamental
Novembro / 2015
Claudia Regina do Amparo RA B7386D-1
Trabalho ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis, da Universidade Paulista, como requisito para aproveitamento no componente curricular de Contabilidade Pública e Governamental, ministrado pela professor
SÃO PAULO
2015
Sumário
Introdução
Fundamentação Teórica
Contabilidade Pública 6
Objeto da Contabilidade Pública 7
Balanço Patrimonial 7
Balanço Orçamentário 8
Demonstração da Variação Patrimonial 9
Contabilizações 11
Conclusão..........................................................................................................17
Bibliografia 18
FICHA DE COMPOSIÇÃO DA EQUIPE 19
Introdução
As Atividades Práticas Supervisionadas (APS) segundo (UTRPS) são atividades acadêmicas desenvolvidas sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes e realizadas pelos discentes em horários diferentes daqueles destinados às atividades presenciais.
O objetivo desta APS (Atividades Práticas Supervisionadas) é aprender a contabilizar vinte operações hipotéticas (fictícias), aplicadas ao setor público, demonstrando suas variações e demonstrações e elaborar o Balanço Patrimonial, Orçamentário e a Demonstrações de Variações do Patrimônio, demostrando suas nomenclaturas e formas de contabilização.
Nesta APS trataremos da rotina contábil da Prefeitura de Ribeirão Pires, localizada na Rua Diamantino de Oliveira, 220 - Centro, Ribeirão Pires - SP, 09400-420.
A história de Ribeirão Pires Segundo a (Prefeitura Municipal da Estancia Turística de Ribeirão Pires) está ligada a sua posição geográfica. A cidade foi passagem obrigatória àqueles que vinham da região portuária de Santos e pretendiam chegar aos campos de Piratininga (em tupi, "peixe seco"). A partir de 1558, o território do atual município de Ribeirão Pires foi incorporado a São Paulo de Piratininga, formando uma vasta área territorial. A cidade consta com uma população de 113.068 habitantes (censo 2010, IBGE) com um crescimento anual da população de média de 2 mil habitantes por ano, dois hospitais, dez unidades básicas de saúde, trinta e duas escolas municipais e trinta estaduais e uma universidade, e 2147 estabelecimentos comerciais e 478 industriais
Segundo (Disciplina Online UNIP) O Balanço Orçamentário é definido pela Lei nº 4.320/1964 e demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. Em sua estrutura, deve evidenciar as receitas e as despesas orçamentárias por categoria econômica, confrontar o orçamento inicial e as suas alterações com a execução.
Segundo (Disciplina Online UNIP) Balanço Patrimonial é um quadro com duas seções, ativo e passivo, em que se distribuem os elementos do patrimônio público, O ativo e o passivo igualam-se as com a conta patrimônio líquido.
A classificação dos elementos patrimoniais considera a segregação em "circulante" e "não circulante", com base em seus atributos de conversibilidade e exigibilidade. No ativo são classificadas as contas que representam a parte positiva do patrimônio, os bens e direitos das entidades públicas e no passivo são classificadas as contas que representam a parte negativa do patrimônio, como é o caso das obrigações das entidades públicas.
Segundo (Disciplina Online UNIP) A variação patrimonial é a alteração de valor de qualquer elemento do patrimônio público, geralmente é causada por: alienação, aquisição, dívida contraída, dívida líquida, depreciação ou valorização, amortização, superveniência, insubsistência e efeitos da execução orçamentária.
Segundo (Só contabilidade) A contabilidade e a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio (conjunto de Bens, Diretos e Obrigações) das entidades (qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio).
Fundamentação Teórica
Conceito de Administração Pública
Em termos gerais, segundo (SILVA 2011, pág. 27) Administração vem a ser o conjunto de órgãos instituídos para a consecução dos objetivos do governo, dessa forma a Administração pública e, ao mesmo tempo, titular e a executora do serviço público. A Administração pública e dividida em Administração Direta e Indireta, conforme demonstrado a seguir:
Administração direta ou centralizada: E o conjunto dos órgãos integrados na estrutura Administrativa dos entes da federação, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, abrangendo os Ministérios e demais órgão auxiliares previstos em lei.
Administração Indireta ou descentralizada: E o conjunto de pessoas administrativas que vinculadas à respectiva Administração direta, tem o objetivo de desempenhar atividades administrativas de forma descentralizada, ou seja, fazer a transferência de serviços de uma para outra pessoa jurídica. São elas as Entidades Autarquias, Fundações Públicas, os Fundos públicos e as Entidades Paraestatais (Empresas Públicas e sociedades de Economia Mista).
...