DIAGNÓSTICO DO PLANO DE NEGÓCIOS DA CAFETERIA SANTO CAFÉ
Por: ccogo • 29/4/2022 • Trabalho acadêmico • 6.423 Palavras (26 Páginas) • 92 Visualizações
[pic 1]
CAMILA
DIAGNÓSTICO DO PLANO DE NEGÓCIOS DA CAFETERIA SANTO CAFÉ
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso MBA em Gestão Financeira, Controladoria, Auditoria e Compliance, de Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização, da FGV/IDE como pré-requisito para a obtenção do título de Especialista.
Orientador: Prof. Dr. Betovem Coura
SÃO PAULO – SP
2019
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
PROGRAMA FGV MANAGEMENT
CURSO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA, AUDITORIA E COMPLIANCE.
O Trabalho de Conclusão de Curso
Diagnóstico do plano de negócios da Cafeteria Santo Café
elaborado por Camila
e aprovado pela Coordenação Acadêmica do curso MBA em Gestão Financeira, Controladoria, Auditoria e Compliance, foi aceito como requisito parcial para a obtenção do certificado do curso de pós-graduação, nível de especialização, do Programa FGV Management
Data:
Betovem Coura, Doutor.
Coordenador Acadêmico e Professor Orientador
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho de conclusão de curso ao meu marido Rafael Cogo e ao meu querido filho Murilo Cogo, que me deram todo suporte para que eu pudesse desenvolver este projeto.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente a Deus que me permitiu realizar mais esse sonho, que me sustentou nos momentos difíceis e me deu forças para não desistir.
Agradeço a toda minha família e amigos pelo apoio que sempre me deram durante toda a minha vida.
Deixo um agradecimento especial ao meu orientador professor Betovem Coura pelo incentivo e pela dedicação do seu escasso tempo ao meu projeto.
Por último, quero agradecer também à Fundação Getúlio Vargas e a todo o seu corpo docente.
.
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um plano de negócio concentrado no estudo de diagnóstico para abertura de uma cafeteria gourmet.
O capítulo 1 desse plano de negócios abordará o mercado de café no Brasil e o crescimento do seu consumo ao longo dos anos.
O capítulo 2 traz dados sobre a procura por cafés gourmets e especiais, e a proposta de uma cafeteria especializada em produtos regionais e orgânicos.
No capítulo 3 será apresentado toda sua parte estratégica, seus ambientes (internos, externos, macro e micro), análises de demanda, oferta, atratividade, concorrência ampliada e sua complementaridade.
Palavras-chave: plano de negócios, café, ambientes.
ABSTRACT
This work has as objective to develop a business plan focused on the diagnostic study for opening a coffee shop/café gourmet.
Chapter 1 of this business plan will address the coffee market in Brazil and the growth of its consumption over the years.
TraduzirIn Chapter 2 shall be submitted to the expansion and the demand for gourmet coffees and specialty, with the proposal of a coffee shop/café specializes in regional products.
In chapter 3 it will be shown all its strategic part, their environments (internal, external, macro and micro), analysis of demand, supply, competition and attractiveness and expanded their complementarity.
Keywords: business plan, coffee, environments.
SUMÁRIO
1 INTRODUCAO 8
2 PROJETO CONCEITUAL 10
2.1 Introdução 10
2.2 Sumário descritivo 10
2.3 Metodologia 12
2.4 Cronograma 13
3 DIAGNÓSTICO 15
3.1 Compreensão do contexto 15
3.1.1 Ambientes 15
3.1.1.1 Microambiente externo 15
3.1.1.1.1 Análise da demanda 16
3.1.1.1.2 Análise da oferta 18
3.1.1.1.3 Análise da atratividade da indústria – Modelo das “cinco forças” de Porter 20
3.1.1.1.4 Análise da concorrência ampliada 21
3.1.1.1.5 Complementaridade 23
3.1.1.2 Microambiente 23
3.1.1.3 Microambiente interno 24
3.2 Quadro Referencial 28
4 CONCLUSÃO 29
5 BIBLIOGRAFIA 30
1 INTRODUCAO
O mercado de café no Brasil é um mercado que está sempre em crescimento, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Industria de Café (ABIC, 2018), o consumo interno de café no Brasil chegou a 21 milhões de sacas, no período de novembro de 2017 a outubro de 2018, representando um crescimento de 4,80%, com relação ao período anterior, de novembro de 2016 a outubro de 2017, conforme levantamento da ABIC, 2018. A procura por café segue em plena expansão, acompanhando uma tendência que se observa globalmente. Entre as empresas associadas da ABIC, o crescimento sobre o período anterior foi de 7,03%, demonstrando que os brasileiros estão consumindo mais café. Este aumento foi particularmente importante porque o ano foi caracterizado por uma redução da oferta do grão, motivada pela seca severa que atingiu a região produtora de café coniln em 2016 e 2017, trazendo como consequência uma volatilidade nos preços finais. E mesmo assim o brasileiro não reduziu a compra.
...