Desafio Profissional
Por: Nani01 • 18/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.247 Palavras (9 Páginas) • 360 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Unidade Campos Marte (MR) – Unibero
DESAFIO PROFISSIONAL
Prof. David Junior Ognibeni (Tutor à distância)
Prof. Marcos Camargo (Tutor Presencial)
São Paulo-SP
30/05/2016
Sumário
- Introdução ...................................................................................................... 03
- Demonstrações Contábeis ............................................................................ 04
- Análise Vertical e Horizontal .......................................................................... 05
- Quadro: Indicadores Econômico-Financeiros ................................................ 08
- Análise dos Indicadores de Capacidade de Pagamento ............................... 09
- Análise dos Indicadores de Atividade ............................................................ 13
- Equivalência Patrimonial ............................................................................... 14
- Referências Bibliográficas ............................................................................. 16
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma fundamentação teórica sobre a importância das demonstrações contábeis e demonstrar as formas de análises que podem ser feitas sobre o Balanço e o Demonstrativo de Resultado para a que os investidores ou as empresas de crédito entendam a situação da empresa para a tomada de decisões.
- Demonstrações Contábeis
As Demonstrações Contábeis são fornecidas para os processos de tomadas de decisões. A Lei nº 6.404/76 é conhecida como Lei das S.A, que dispõe sobre as Sociedades Por Ações e foi alterada pelas leis 11.638/07 e 11.941/09 que define as Demonstrações Financeiras como sendo os Relatórios Contábeis que tem por finalidade demonstrar de forma detalhada a situação econômico-financeira de determinada entidade e retratar o seu Patrimônio.
As Demonstrações Contábeis são de grande importância para a instituição, servindo de base para a tomada de decisões, pois quanto mais informações forem retiradas das demonstrações, maior a disponibilidade de elaborar um planejamento financeiro, desenvolvendo o crescimento econômico da organização.
Matarazzo (2003, p. 148) complementa: O importante não é o cálculo de grande número de índices, mas de um conjunto de índices que permita conhecer a situação da empresa, segundo o grau de profundidade desejada da análise. [...] O fornecedor pode apenas querer rápidas informações sobre a empresa, a respeito de sua rentabilidade, de seu índice de liquidez. [...] Portanto, a quantidade de índices que se deve ser utilizados na análise depende exclusivamente da profundidade que se deseja da análise.
Para apresentar as informações sobre a posição patrimonial e financeira da entidade, deverão ser elaboradas no encerramento do exercício, com base na escrituração contábil, as seguintes demonstrações financeiras:
- O balanço patrimonial;
- A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (mutações do patrimônio líquido, no caso de companhias abertas);
- A demonstração do resultado do exercício;
- A demonstração do fluxo de caixa;
- A demonstração do valor adicionado (no caso de companhias abertas);
- Notas explicativas.
As empresas S.A. de capital aberto e as instituições financeiras deverão publicar as demonstrações financeiras semestralmente, já as companhias fechadas, com patrimônio líquido, na data do balanço patrimonial, inferior a R$2.000.000,00 (dois milhões de reais) não são obrigadas à elaboração e publicação das demonstrações.
- Análises Verticais e Horizontais
A análise horizontal e vertical é a forma mais comum de expressar a Análise de Demonstrações Contábeis, pois, apesar de serem simples, demonstram as variações mais importantes no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício. É necessário entender as formas de análises existentes, pois é possível, através delas, entender as variações que ocorrem nas organizações por comparação entre períodos, auxiliando na tomada de decisões.
Para Bruni (2011, p. 110), a análise horizontal: [...] estuda a evolução das contas patrimoniais ao longo do tempo, onde o ano inicial assume um valor-base igual a 100% e os valores nos demais anos são calculados em relação ao valor ano-base. Outra forma seria calcular as variações em relação ao ano-base.
A análise vertical pode ser aplicada tanto no Balanço Patrimonial, quanto na Demonstração do Resultado do Exercício e tem por objetivo demonstrar a representatividade de cada conta em relação ao total do ativo e passivo, ou em relação à receita liquida no DRE.
O objetivo da análise vertical segundo Matarazzo (2003, p. 249) é: mostrar a importância de cada conta em relação à demonstração financeira a que pertence e, através da comparação com padrões dos ramos ou com percentuais da própria empresa em anos anteriores, permitir inferir se há itens fora das proporções normais.
- Indicadores Financeiros
Os indicadores econômico-financeiro são os elementos que tradicionalmente representam o conceito de análise de balanço. São os cálculos matemáticos efetuados a partir do balanço patrimonial e da demonstração de resultados, procurando números que ajudem no processo de clarificação do entendimento da situação da empresa, em seus aspectos patrimoniais, financeiros e de rentabilidade.
Conforme o autor Padoveze, os indicadores deverão estar de acordo com a visão da alta administração em termos de acompanhamento das atividades, rentabilidade e situação patrimonial e serão por ela escolhidos.
Os indicadores econômico-financeiro são construídos a partir dos conceitos de inter-relação e interdependência de elementos patrimoniais do ativo, passivo e de resultados.
O objetivo básico dos indicadores econômico-financeiro é evidenciar a posição atual da empresa, ao mesmo tempo que tentam inferir o que pode acontecer no futuro, com a empresa, caso aquela situação detectada pelos indicadores tenha sequência.
...