TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Unidade Campos Marte (MR) – Unibero

DESAFIO PROFISSIONAL

Prof. David Junior Ognibeni (Tutor à distância)

Prof. Marcos Camargo (Tutor Presencial)

São Paulo-SP

30/05/2016

Sumário

  1. Introdução ...................................................................................................... 03
  2. Demonstrações Contábeis ............................................................................ 04
  3. Análise Vertical e Horizontal .......................................................................... 05
  4. Quadro: Indicadores Econômico-Financeiros ................................................ 08
  5. Análise dos Indicadores de Capacidade de Pagamento ............................... 09
  6. Análise dos Indicadores de Atividade ............................................................ 13
  7. Equivalência Patrimonial ............................................................................... 14
  8. Referências Bibliográficas ............................................................................. 16

Introdução

Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma fundamentação teórica sobre a importância das demonstrações contábeis e demonstrar as formas de análises que podem ser feitas sobre o Balanço e o Demonstrativo de Resultado para a que os investidores ou as empresas de crédito entendam a situação da empresa para a tomada de decisões.

  1. Demonstrações Contábeis

As Demonstrações Contábeis são fornecidas para os processos de tomadas de decisões. A Lei nº 6.404/76 é conhecida como Lei das S.A, que dispõe sobre as Sociedades Por Ações e foi alterada pelas leis 11.638/07 e 11.941/09 que define as Demonstrações Financeiras como sendo os Relatórios Contábeis que tem por finalidade demonstrar de forma detalhada a situação econômico-financeira de determinada entidade e retratar o seu Patrimônio.

As Demonstrações Contábeis são de grande importância para a instituição, servindo de base para a tomada de decisões, pois quanto mais informações forem retiradas das demonstrações, maior a disponibilidade de elaborar um planejamento financeiro, desenvolvendo o crescimento econômico da organização.

Matarazzo (2003, p. 148) complementa: O importante não é o cálculo de grande número de índices, mas de um conjunto de índices que permita conhecer a situação da empresa, segundo o grau de profundidade desejada da análise. [...] O fornecedor pode apenas querer rápidas informações sobre a empresa, a respeito de sua rentabilidade, de seu índice de liquidez. [...] Portanto, a quantidade de índices que se deve ser utilizados na análise depende exclusivamente da profundidade que se deseja da análise.

Para apresentar as informações sobre a posição patrimonial e financeira da entidade, deverão ser elaboradas no encerramento do exercício, com base na escrituração contábil, as seguintes demonstrações financeiras:

  • O balanço patrimonial;
  • A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (mutações do patrimônio líquido, no caso de companhias abertas);
  • A demonstração do resultado do exercício;
  • A demonstração do fluxo de caixa;
  • A demonstração do valor adicionado (no caso de companhias abertas);
  • Notas explicativas.

As empresas S.A. de capital aberto e as instituições financeiras deverão publicar as demonstrações financeiras semestralmente, já as companhias fechadas, com patrimônio líquido, na data do balanço patrimonial, inferior a R$2.000.000,00 (dois milhões de reais) não são obrigadas à elaboração e publicação das demonstrações.

  1. Análises Verticais e Horizontais

A análise horizontal e vertical é a forma mais comum de expressar a Análise de Demonstrações Contábeis, pois, apesar de serem simples, demonstram as variações mais importantes no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício. É necessário entender as formas de análises existentes, pois é possível, através delas, entender as variações que ocorrem nas organizações por comparação entre períodos, auxiliando na tomada de decisões.

Para Bruni (2011, p. 110), a análise horizontal: [...] estuda a evolução das contas patrimoniais ao longo do tempo, onde o ano inicial assume um valor-base igual a 100% e os valores nos demais anos são calculados em relação ao valor ano-base. Outra forma seria calcular as variações em relação ao ano-base.

A análise vertical pode ser aplicada tanto no Balanço Patrimonial, quanto na Demonstração do Resultado do Exercício e tem por objetivo demonstrar a representatividade de cada conta em relação ao total do ativo e passivo, ou em relação à receita liquida no DRE.

O objetivo da análise vertical segundo Matarazzo (2003, p. 249) é: mostrar a importância de cada conta em relação à demonstração financeira a que pertence e, através da comparação com padrões dos ramos ou com percentuais da própria empresa em anos anteriores, permitir inferir se há itens fora das proporções normais.

  1. Indicadores Financeiros

Os indicadores econômico-financeiro são os elementos que tradicionalmente representam o conceito de análise de balanço. São os cálculos matemáticos efetuados a partir do balanço patrimonial e da demonstração de resultados, procurando números que ajudem no processo de clarificação do entendimento da situação da empresa, em seus aspectos patrimoniais, financeiros e de rentabilidade.

Conforme o autor Padoveze, os indicadores deverão estar de acordo com a visão da alta administração em termos de acompanhamento das atividades, rentabilidade e situação patrimonial e serão por ela escolhidos.

Os indicadores econômico-financeiro são construídos a partir dos conceitos de inter-relação e interdependência de elementos patrimoniais do ativo, passivo e de resultados.

O objetivo básico dos indicadores econômico-financeiro é evidenciar a posição atual da empresa, ao mesmo tempo que tentam inferir o que pode acontecer no futuro, com a empresa, caso aquela situação detectada pelos indicadores tenha sequência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (861.3 Kb)   docx (305 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com