Desafio Profissional
Por: larikarine • 12/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.658 Palavras (11 Páginas) • 275 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso Bacharelado em Ciências Contábeis
LARISSA KARINE GONÇALVES - 7376562682
PATRICIA PEREIRA DOS SANTOS – 7527592014
SILVIA LETICIA DA COSTA PEREIRA - 7961695425
DESAFIO PROFISSIONAL
JARAGUÁ DO SUL / SC
2015
LARISSA KARINE GONÇALVES - 7376562682
PATRICIA PEREIRA DOS SANTOS – 7527592014
SILVIA LETICIA DA COSTA PEREIRA - 7961695425
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho apresentado a disciplina de Contabilidade Gerencial, Contabilidade Avançada I, Contabilidade Internacional, Competências Profissionais e Noções de Atividades Auariais da Universidade Anhanguera - UNIDERP, Centro de Educação a Distância durante o curso de Ciências Contábeis.
Tutor EAD: Anderson Diana
JARAGUÁ DO SUL / SC
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DEMOSNTRAÇÕES CONTÁBEIS
3. ANALISE VERTICAL E HORIZONTAL
4. INDICADORES FINANCEIROS E ECONOMICOS
5. QUADRO DEMONSTRATIVO
6. DEMOSTRATIVOS CONTABEIS EMPRESA ROMI
7. APLICAÇÃO DOS INDICADORES
8. ANALISE DO MÉTODO DE EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL
CONCLUSÃO
REFERENCIAS
- INTRODUÇÃO
A análise das demonstrações financeiras é uma técnica que viabiliza a interpretação, comparação e decomposição das demonstrações financeiras das instituições, disponibilizando um diagnóstico exato da situação financeira e econômica de cada empresa.
De extrema relevância, esta técnica possibilita que o administrador utilize dessas informações visando aperfeiçoar os resultados, em caso de análise negativos, ou projetar novos investimentos no caso de análise positiva.
Na presente atividade, encontram-se técnicas aplicadas em uma instituição apresentada, com intuito de promover os principais temas da matéria como rentabilidade, fluxo de caixa, lucratividade, etc.
- DEMOSNTRAÇÕES CONTÁBEIS
Manter uma empresa em funcionamento exige a adoção de diversos métodos de controle e análise. Na parte contábil, esse controle é realizado, dentre outras, através das demonstrações contábeis. Trata-se de uma apresentação de dados econômicos essenciais para que se possa analisar a saúde financeira da empresa e que servirá de base para tomada de decisões, pois ela é capaz de apresentar os pontos fortes e fracos dentro do cenário econômico.
Conforme as Leis nº 6.404/76, nº 11.638/07 e nº 11.941/09, as demonstrações contábeis são formadas por: Balanço Patrimonial, Relatório de Apuração dos lucros e prejuízos acumulados, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado (em alguns casos), Demonstração do valor de mutação do Patrimônio Líquido e Notas Explicativas.
O Balanço Patrimonial é apresentado de forma dívida em: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, de forma que seja possível identificar os investimentos, valores em estoque, caixa, banco, obrigações fiscais, trabalhistas, comprometimento bancário e recursos da própria empresa, sócios ou de terceiros. Fazendo o nivelamento entre Ativo e Passivo + Patrimônio Líquido.
O Relatório de Lucros e Prejuízos apresenta as correções de saldos, o saldo inicial do ano, os valores que foram reservados e os lucros obtidos no Exercício.
A Demonstração dos Resultados é responsável por apresentar as Receitas e Despesas com as vendas ou prestações de serviços, juntamente com os impostos pagos.
Cada uma das apresentações citadas é responsável em ilustrar a situação real da empresa, seja na área financeira, patrimonial ou contábil. E através da interpretação dos valores apresentados é possível tomar diversas decisões voltadas ao crescimento da empresa.
- ANALISE VERTICAL E HORIZONTAL
Atribuída como análise preliminar, pois é aplicada anteriormente aos cálculos dos índices financeiros, utiliza-se as análises vertical e horizontal ano a ano. Para que se possa fazermos tais analises, precisa-se de pelo menos duas séries de dados, ou seja, dois anos de demonstrações.
- Analise Vertical
Tem como finalidade mensurar o quanto da conta em questão representa do total do grupo no Balanço Patrimonial.
No caso de uma análise vertical do ativo, mensura-se o quanto de cada conta representa do ativo total.
[pic 2]Exemplo:
E assim, sucessivamente, aplica-se esta fórmula em suas respectivas contas seguintes com o intuito de extrair em percentual sua representatividade nas contas.
No caso de uma análise vertical do passivo, segue-se o mesmo tratado do ativo, o quando da conta é expressa em relação ao total do passivo e Patrimônio Líquido, utilizando-se da seguinte forma:
[pic 3]
Pode-se afirmar que a análise vertical apresenta o quanto que eu tenho de cada conta em relação ao total do ativo ou o total do passivo e Patrimônio Líquido, dependendo da conta a ser analisada.
...