Desafio Profissional - Ciências Contábeis
Por: Lucas Bernardi • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 3.764 Palavras (16 Páginas) • 193 Visualizações
DESAFIO PROFISSIONAL
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
1ª SÉRIE
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
EMPREENDEDORISMO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
ALUNOS(AS):
UNIDADE:
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SÉRIE: 1ª SÉRIE
TUTOR:
CIDADE, 30 DE MÊS DE ANO
Sumário
Sumário 2
1 - Introdução 3
2 – A Empresa 3
3 – O Plano de Negócios 4
4 – Estilo de Gestão 7
• Comportamento Organizacional 7
5 – Técnicas de Negociação (Ciclo de Pedidos, Estoque) 8
• O recebimento dos pedidos 9
• Atendimento dos Pedidos 9
• Expedição 10
• Relatório de situação do pedido 10
6 – Gestão do Conhecimento 11
7 - Desenvolvimento pessoal e profissional 12
8 – Considerações Finais e Conclusão 15
9 - Bibliografia 16
1 - Introdução
O objetivo deste documento é analisar o modelo de gestão da empresa selecionada a luz do conhecimento obtido nas disciplinas: Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, Técnicas de Negociação, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Aqui você encontrará o resultado de uma pesquisa minuciosa sobre a empresa Monama.
2 – A Empresa
A empresa selecionada, Monama, é uma empresa que investe no seguimento de produtos alimentícios orgânicos e sem glúten. A empresa importa os produtos no atacado, acomoda os produtos em nova embalagem de tamanho menor e com sua marca, e revende. Abaixo, o mapeamento do perfil da empresa:
Nome: Monama Indústria e Comercio de Alimentos
Ramo: Indústria Alimentícia
Localização: Itupeva/ SP
Número de funcionários: 22
Data de fundação: 2010
Faturamento Mensal: R$ 0,5 milhão
O interesse pelo setor veio por uma necessidade; a atual proprietária Camila Brennand Fortes teve um problema alimentar que lhe impôs uma dieta a base de produtos sem glúten. Quando começou a pesquisar sobre o setor, encontrou uma excelente oportunidade de negócios.
3 – O Plano de Negócios
Com a oportunidade de um negócio promissor, Camila mergulhou em pesquisas sobre consumo, matéria prima e fornecedores e descobriu que a oferta estava aquém da demanda do mercado. Otimista, sua perspectiva é de que os orgânicos deixem de ser um nicho de mercado, e se transformem em produtos de consumo em massa.
Como se trata de uma demanda crescente, um produto no estágio de crescimento do ciclo de vida, e que ainda conta com relativamente pouca oferta, Camila percebeu a oportunidade de negócios. Com base na abordagem do Boston Consulting Group, analisado nas aulas, ela poderia montar um negócio classificado como estrela, já que conta com alta taxa de crescimento, e com chances de alcançar uma taxa de participação relativamente alta no mercado.
Além disso, ela poderia ter uma margem de receita maior do que a média do mercado; já que um produto orgânico custa entre 15% e 100% a mais do que os convencionais. Segundo Camila, o maior desafio nesse mercado é conseguir escalar, distribuir e baratear os produtos, de modo que cada vez mais pessoas consigam ter acesso a produtos mais saudáveis.
A ideia inicial era começar com uma linha de sucos orgânicos. Sabendo que se tratava de um investimento alto, ela procurou minimizar os riscos com a procura de uma consultoria de negócios. Esta foi contratada com o objetivo de auxiliar Camila na pesquisa sobre os diversos fatores que poderiam influir no resultado de seu negócio, como:
- Análise de mercado/Público Alvo;
- Vantagem competitiva;
- Riscos associados;
- Concorrência;
- Estratégias de marketing.
O relatório final da consultoria foi extremamente importante e decisivo para o sucesso: mostrou que brigar com as grandes marcas do setor de sucos orgânicos seria um caminho árduo e custoso. Como uma boa empresária, ela entendeu que precisava ser maleável, e encontrou outra saída: apostou no mercado de granola e barra de cereais, inicialmente vendido pela internet. “A estratégia é levar os produtos orgânicos para o maior número de pessoas. E a barra de cereal é um produto barato”.
Camila tinha uma aspiração maior do que apenas revender produtos. Ela queria criar uma marca, que no futuro poderia se tornar referência no mercado de produtos orgânicos e sem glúten. Por isso ela criou um processo de comprar produtos no atacado, acomodá-los em embalagens com tamanho compatível com o consumidor final e então revender com a marca Monama.
O e-commerce idealizado pela empreendedora, entretanto, não deu os resultados esperados logo no início da operação. Novamente a procura de outra saída, conseguiu alavancar o faturamento através de vendas em supermercados e outros varejistas. Os empórios Santa Luiza e Santa Maria, em São Paulo, foram responsáveis pelos primeiros pedidos. Felizmente, nesse caso não foram necessários os três fracassos para o atingimento do primeiro sucesso. Fica claro que a empresa não foi criada da noite para o dia. Foi necessário muito trabalho, pesquisa, alguns erros e muitos acertos. Vimos na empresária características importantes como criatividade, motivação e o famoso ‘jogo de cintura’.
...